Qual importância do PMO no planejamento de projetos logísticos?

Uma organização com maturidade em gerenciamento de projetos pode fazer uso de um PMO para chegar à excelência de atendimento esperada pelo seu cliente.

Author Photo
6:15 pm - 17 de setembro de 2014

O segmento de operadores logísticos  baseia-se, em grande parte, na elaboração e implementação de projetos para atender às normas técnicas e adaptar-se às novas tecnologias. Adequando-se aos processos e características de seus depositantes e garantindo também o prazo e a qualidade no manuseio, transporte e entrega das mercadorias aos clientes finais, o PMO (Project Management Office) oferece inúmeras vantagens competitivas à empresa para o planejamento e execução de seus projetos.

Uma organização com maturidade em gerenciamento de projetos pode fazer uso de um PMO para chegar à excelência de atendimento esperada pelo seu cliente. Logo, não basta ter somente a infraestrutura e tecnologia adequadas, é necessário saber utilizá-las, tendo projetos estratégicos que gerem competitividade e liderança em seu segmento.

Diante deste cenário, eis que surge uma questão: Qual a importância de um PMO para o desenvolvimento de projetos logísticos de uma companhia? O PMO atua como organizador dos projetos de uma organização, definindo suas prioridades e subsidiando, através de diversos critérios, a tomada de decisões pela alta administração. Possibilita, assim, promover o cumprimento das metas estabelecidas e servir de suporte aos gerentes de projetos na execução dos objetivos traçados pela empresa.

A customização de softwares logísticos como WMS (Warehouse Management System) e TMS (Transportation Management System) se faz constante neste ambiente de intensas transformações, exigindo, desse modo, planejamento e organização. Acoplar as estratégias advindas da utilização do PMO no acompanhamento das soluções implementadas por tais softwares favorece a redução de custos e prazos, evita o retrabalho e garante a qualidade dos resultados.

O setor de PMO pode, portanto, atuar de diversas maneiras, como, por exemplo, ser o “elo” da área estratégica com a área de projetos, ou mesmo gerar ideias e propor alternativas para o setor operacional.

Logo, por se antecipar às mudanças no mercado e por ter como característica a pesquisa e o planejamento, a presença de uma equipe de PMO, auxiliando na execução de projetos, será cada vez mais imprescindível para uma empresa se manter competitiva.

.*Rodrigo Recchia é gestor de desenvolvimento WMS da Store Automação, companhia de Tecnologia da Informação especializada no setor logístico

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.