Qual a próxima regra do jogo da inovação?

Tecnicamente ainda é muito provável que continuemos a gerar grandes saltos de performance, mas o que virá de inovador nos próximos anos?

Author Photo
6:55 pm - 28 de janeiro de 2022
processador, chip, inovação Imagem: Shutterstock

Em 1965, Gordon Moore (então presidente da Intel) trouxe a perspectiva exponencial de aumento de 100% de performance dos semicondutores a cada 2 anos, sem acréscimo de custo. Desde então, a Lei de Moore vem definindo as regras do jogo do mercado. Com roadmaps claros (aumentar a performance o mais rápido possível) as empresas mais ágeis puderam sair na frente, baratearam a inovação, habilitaram tecnologias nas mais diversas áreas e criaram um ambiente para o nascimento de um novo tipo de empreendedorismo.

Mas como tudo é impermanente, Carl Anderson, pesquisador da IBM, em 2014, foi o primeiro de muitos que visualizaram o fim da lei de Moore. Tecnicamente ainda é muito provável que continuemos a gerar grandes saltos de performance nos computadores e gadgets, mas o que vem se discutindo é sua importância na definição das regras dos próximos anos, dessa nova era de inovação que estamos criando.

Passamos 60 anos pavimentando uma rede complexa de recursos, colecionando cada vez mais dados e em situações sempre diferentes, com maior capacidade de armazenamento e de geração de informação. Passamos os últimos anos, acreditando em previsões, em controle de linhas de produção para entregarmos aparelhos cada vez mais potentes. Sempre em busca de mais resultados, maiores números e maior alcance, esse estilo de business, gerou efeitos colaterais sociais e ambientais importantes que nos permitiu perceber claramente nossa interdependência como humanos entre si e com a natureza.

Leia também: Utilities: rumo à transformação digital com o 5G

Especialistas, como Greg Santell (Harvard Business Review), Peter Diamandis (founder da Singularity University), Zaid Hassan (escritor best seller Social Labs Revolution) também acreditam no fim da lei de Moore como instituição informal e nos convidam a olhar para essa abundância de tecnologia com outro enfoque, como uma oportunidade preciosa de criar um novo mundo, de aplicar as tecnologias para em vez de gerar disrupções mercadológicas, resolver os grandes desafios da humanidade.

E agora sem a lei de Moore, em um mundo absolutamente complexo e interdependente, as regras não estão claras, não temos um mapa. Citando Dharemendra Modha, líder do time de desenvolvimento de chips neuromórficos da IBM: “estamos trabalhando em um território desconhecido, não existe uma única pessoa no mundo que tenha todas as respostas.” Historicamente, já sabemos, que em situações de alta complexidade, a colaboração e a multidisciplinaridade é crucial.

Em ambientes propícios, com pessoas e propósitos alinhados, com o tempo, as propriedades emergentes que Fritjof Capra (físico, que compôs a teoria dos sistemas) tanto citou, começarão a aparecer: novos modelos de negócios, novos formatos de relacionamento comerciais e novos produtos, novas estradas e novas regras. É o momento de aprender a lidar com a incerteza, construindo o futuro através da experimentação, da colaboração e do foco na descoberta.

Referências:

https://siliconangle.com/2021/04/10/new-era-innovation-moores-law-not-dead-ai-ready-explode/

https://www.intelligenthq.com/keeping-new-era-innovation/

https://hbr.org/2018/01/why-the-rewards-for-ambitious-problem-solving-are-about-to-get-bigger

https://www.un.org/en/un-chronicle/responsible-innovation-new-era-science-and-technology

https://www.forbes.com/sites/gregsatell/2016/07/17/a-new-era-of-innovation/?sh=36c6874d5a4e

* Elisa Carlos é head de inovação da Associação para Promoção da Excelência do Software Brasileiro (Softex)

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.