Quais as principais tecnologias que o brasileiro deseja para sua cidade?

Author Photo
10:36 am - 14 de outubro de 2016
Quais as principais tecnologias que o brasileiro deseja para sua cidade?

O Instituto Datafolha, em parceria com o Institute of Electrical and Electronics Engineers/Instituto de Engenheiros Elétricos e Eletrônicos (IEEE) realizou  pesquisa nacional para descobrir quais soluções tecnológicas são consideradas pelos brasileiros as mais importantes para suas cidades. 

Entre as dez opções de tecnologias apresentadas, mais de um terço dos entrevistados (36%) considera a implantação de câmeras de monitoramento integradas às centrais de polícia como melhor contribuição da tecnologia para o desenvolvimento urbano. Foram ouvidas mais de 2 mil pessoas, de 130 municípios de diferentes portes, em quatro regiões do país.

Semáforos inteligentes e acessibilidade/apoio a deficientes físicos nos meios de transporte públicos praticamente empataram em segundo lugar, com índices bem menores (15% e 14%, respectivamente). Em terceiro lugar, entrevistados citaram internet sem fio em ruas e praças e monitoramento de tráfego urbano em tempo real (ambos com 8%), seguidos de interação dos usuários com serviços de transporte público (7%), veículos elétricos (4%), identificação automática de veículos e instalação de sensores em postes de iluminação (ambos com 3%) e sistemas inteligentes para cobrança de passagens (2%).

Sobre quais serviços deveriam receber mais investimentos em tecnologia, saúde pública lidera as preferências da população, com 30% das indicações. Em seguida, aparecem segurança pública (23%), educação (18%), água e saneamento básico (8%), serviços de telecomunicação e conectividade (7%), transporte coletivo e mobilidade urbana (5%), iluminação pública (5%), fornecimento de energia elétrica (3%) e coleta de lixo (2%).

Na avaliação do Datafolha, “o panorama geral do levantamento indica que os brasileiros desejam tecnologias aplicadas às cidades nas áreas mais problemáticas e/ou de maior visibilidade, como segurança, saúde, educação e trânsito/transporte. Os aportes em tais áreas, porém, não ocorrem nos níveis que o cidadão considere suficiente, o que não lhe permite indicar grande melhoria na vida da população a partir dos investimentos realizados em tecnologias em sua cidade”.

A única exceção é no caso de energia elétrica, no qual as opiniões se dividiram entre investimentos suficientes ou insuficientes. Apenas 9% considera que a tecnologia tem melhorado a vida da população, enquanto a maioria se divide entre aqueles que veem um pouco de melhora (47%) ou nenhuma (38%).

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.