Quais as chances de um programa malicioso entrar em um Mac OS X?

Author Photo
2:15 pm - 24 de outubro de 2014
Quais as chances de um programa malicioso entrar em um Mac OS X?
Especialistas da Kaspersky Lab indicam que, em agosto, a probabilidade de encontros não esperados com malwares no sistema operacional Mac OS X foi de 3%. Comparado com os 21% de risco de infecção dos usuários de Windows, a situação com o Mac é, fato, menos preocupante. 

Ainda de acordo com o Kaspersky Lab o usuário ativo de internet pode encontrar um malware entrando em um dispositivo Mac OS X pelo menos dez vezes em um ano. Nos primeiros oito meses de 2014, a Kaspersky Lab encontrou cerca de 1 mil ataques únicos contra dispositivos Mac, agrupados em 25 famílias principais. Atualmente, existem 1,8 mil amostras de arquivos maliciosos para Mac OS X na conexão da Kaspersky Lab. 

Os malware de Mac OS X mais proeminentes na coleção da Kaspersky Lab são o Callme backdoor, que dá a cibercriminosos acesso remoto ao sistema e, como uma função adicional, rouba contatos do proprietário.

Outro backdoor, Laoshu, é assinado com certificado de confiança do desenvolvedor. Aparentemente, os criadores de malware se preparavam para distribuí-lo por meio da AppStore. A função do Laoshu é fazer imagens de minuto a minuto. 

Um terceiro espião notável, informa a Kaspersky, a Ventir, fornece funções de controle remoto sub-reptício e pode logar teclas pressionadas. A coleção também inclui um espião de iPhone, o primeiro codificador de arquivos para Mac OS X e o primeiro malware de roubo de Bitcoin para OS X.
 
“Nos últimos quarto anos, as ameaças a Mac mudaram significantemente – de casos isolados para epidemias globais causadas pelo worm Flashback, que infectou 700 mil dispositivos Mac no Mundo inteiro em 2011”, relata Eugene Kaspersky, presidente e CEO da Kaspersky Lab.

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.