Qlik compra empresa de gerenciamento de dados empresariais

Aquisição da Podium Data fortalece estratégia da empesa no segmento, simplificando disponibilização de dados

Author Photo
1:10 pm - 09 de agosto de 2018
M&A, fusão, aquisição, negócio, contrato Foto: Shutterstock

A Qlik, empresa de análise de dados, anuncia a aquisição da Podium Data, focada em gerenciamento de dados empresariais. A solução da Podium simplifica e acelera a capacidade de gerenciar, preparar e disponibilizar dados prontos para análises. Essa iniciativa, faz parte da estratégia da Qlik de ir além da análise e democratizar o acesso aos dados para cada usuário.

A Qlik acredita que a estratégia de business analytics de uma organização só é otimizada quando combinada com uma forte estratégia de dados e, no entanto, a maioria dos fornecedores de analytics deixa a desejar em recursos nessa área. Os clientes não entendem bem quais dados já possuem e acabam por despender grandes esforços para maximizar o valor desses dados.

As estratégias de dados corporativos evoluíram muito nos últimos tempos para uma dependência da criação de data lakes. No entanto, as empresas ainda percebem que essas e outras fontes de informação não são projetadas para fornecer acesso fácil e rápido ao usuário corporativo. Em muitos casos, esses data lakes aumentam, não apenas a complexidade dos dados, como também as dificuldades de gerenciamento da informação. De acordo com o Gartner, até 2018, 90% dos data lakes implementados serão inúteis, pois estão sobrecarregados com ativos de informações capturados para casos de uso incertos.

Os recursos Multicloud e Associative Big Data Index foram projetados para ajudar as empresas no aproveitamento de todos os seus dados, análise de volumes massivos de dados em qualquer direção e descoberta de novos insights. Com a Podium Data, a Qlik oferece uma solução de gerenciamento de dados corporativos em expansão para transformar dados brutos em um recurso de informações governado e orientado para análises. Juntas, a Podium Data e a Qlik ajudam a eliminar gargalos e silos de dados em diferentes ambientes corporativos e expandir o valor dos dados em toda organização.

Hub de dados

A Podium Data será a base de uma oferta Qlik de hub de dados, com um conjunto abrangente de recursos para um melhor gerenciamento dos dados, seu entendimento e futuras ações. A Qlik acredita que um hub deve ser mais do que apenas armazenamento, preparação e coleta de metadados. As companhias precisam de um ecossistema dinâmico para geradores e consumidores de dados corporativos, inclusive, com um catálogo de dados inteligente, independentemente da origem da informação. Essa oferta de hub é completa ao transformar dados brutos em organizados e incluir recursos importantes, como:

· Intelligent Data Profiling e Onboarding: Capacidade de criar perfis e registrar dados de qualquer origem ou local em toda a organização. Essa característica permite uma compreensão abrangente de cada elemento da informação, com correspondência de padrões aplicada;

· Automated Data Quality (Qualidade de Dados Automatizada): Inspeção, melhoria e documentação da qualidade dos dados recebidos por meio de validação, formatação e criptografia;

· Data Preparation and Publishing (Preparação e Publicação de Dados): Capacidade de enriquecer e transformar a informação sem programação adicional. O hub permite a publicação de dados para sistemas de recebimento e o consumo por uma ampla base de usuários, incluindo cientistas de dados, analistas e usuários de Business Intelligence;

· Smart Data Catalog (Catálogo de dados inteligente): um catálogo de dados pesquisável organizado com tags e definições de negócios capaz de agilizar e facilitar a busca e entendimento dos dados para os usuários de negócios.

Tags:

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.