Python em alta: linguagem de programação bate ‘recorde’ no índice Tiobe

É a posição mais alta da linguagem desde 2001. Entretanto, linguagem de programação C ainda reina no topo no índice de outubro

Author Photo
9:50 am - 12 de outubro de 2020

A linguagem de programação Python, popular entre os cientistas de dados, chegou, em outubro, a sua posição mais alta no índice Tiobe desde 2001. Entretanto, a linguagem figurou neste mês a terceira posição no índice que mede a popularidade na comunidade de programação.

No topo do índice de outubro está a linguagem de programação C, que continua reinando pelo segundo mês consecutivo. Em setembro, obteve uma classificação de 15,95%. Neste mês, aparece como a mais popular com uma classificação de 16,95%, representando uma variação positiva de 0,77% em relação a outubro de 2019, de acordo com o mesmo índice.

No geral, as dez primeiras linguagens não viram mudanças de posição desde o relatório de setembro, embora haja flutuações de dados granulares e mudanças de longo prazo a serem observadas.

A linguagem Java permanece no segundo lugar em popularidade, com uma classificação de 12,56%. No geral, Java teve uma variação negativa de 4,32% desde outubro passado; a maior oscilação (negativa ou positiva) entre as 50 primeiras. Na terceira posição, aparece Python com uma avaliação de 11,28%, tendo registrado uma mudança positiva de 2,19% desde outubro passado. Na ordem, C++, C#, Visual Basic e JavaScript completam os sete primeiros restantes.

“Como o Java está se aproximando do seu nível mais baixo desde 2001, Python e Java estão se aproximando. A diferença agora é inferior a 1,3%. Desde o início do índice Tiobe, C e Java sempre ocuparam as duas primeiras posições. Portanto, seria um evento único, se Python alcançasse a posição #2. Vamos ver o que vai acontecer nos próximos meses”, disse Paul Jansen, CEO da Tiobe Software.

C++, C #, Visual Basic e JavaScript foram avaliados na mesma ordem nas classificações de outubro de 2019 da Tiobe. A linguagem de programação em oitavo lugar, PHP, saltou uma posição nas classificações de outubro de 2019. A linguagem R, em nono lugar no ranking mais recente, subiu seis posições desde outubro de 2019. Na sequência, PHP, R e SQL completam os dez primeiros restantes.

Como funciona o índice Tiobe

O índice da comunidade de programação Tiobe é um indicador da popularidade, e não qualidade, das linguagens de programação. O índice é atualizado uma vez por mês. As classificações são baseadas no número de engenheiros qualificados em todo o mundo, cursos e fornecedores terceirizados. Motores de busca populares como Google, Bing, Yahoo!, Wikipedia, Amazon, YouTube e Baidu são usados para calcular as classificações.

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.