Categories: Notícias

Proteste aprova maioria dos serviços de armazenamento em nuvem

A Proteste – Associação de Consumidores avaliou 12 serviços de armazenamento em nuvem para verificar qual deles eram os melhores e os mais seguros. Os serviços avaliados foram: Copy, Mega,  Box, Dropbox, OneDrive, Cubby, Amazon Cloud Drive,  Apple Icloud, Google Drive, Syncplicity, MediaFire e Just Cloud.

Os melhores avaliados pela entidade foram melhores Copy e Mega e os não recomendados foram MediaFire e Just Cloud.

Os serviços foram avaliados quanto à segurança, velocidade de carregamento, espaço e facilidade de uso. No geral, todos são seguros, uns mais que os outros, de acordo com a Proteste. O destaque positivo fica para o Syncplicity: além de ter criptografia AES de 256 bits, a sessão expira em 30 minutos caso o aplicativo fique aberto sem uso. Os mais fracos quanto a isso são Google Drive e MediaFire.

A velocidade de carregamento é outro ponto fundamental, para não ter de esperar muito para enviar um arquivo para a nuvem ou baixá-lo depois. Apple iCloud, Cubby e Mega foram os mais rápidos no upload. Já no download, os melhores foram Amazon Cloud Drive, Apple iCloud, Box, Dropbox e Google Drive. Os com as menores taxas de erros nos dois processos foram Amazon Cloud Drive, Apple iCloud e Cubby.

O espaço disponível para armazenamento varia muito entre os sistemas. O mais limitado nesse quesito, entre os avaliados, é o Just Cloud, que oferece em sua versão gratuita 15 MB. Na outra ponta, está o Mega, que oferece 50 GB.  Mas todos os 12 serviços testados oferecem mais espaço, desde que se pague por isso.

Além da capacidade disponível, é importante descobrir se o serviço possui restrição de banda. Isso quer dizer que alguns limitam a quantidade de megabytes que você pode enviar por hora, mês ou dia. Os únicos sem restrições são Amazon Cloud Drive, Cubby, MediaFire, OneDrive e Syncplicity. O Dropbox informa 20 GB por dia; o Apple iCloud, 200 GB por mês ou 6,66 GB por dia; o Box, 10 GB por mês ou 0,33 GB por dia.

Também é comum a todos exibir o quanto do espaço disponível já foi utilizado. Os serviços do Box, Copy, Dropbox, Google Drive e OneDrive são os que oferecem mais opções para compartilhar arquivos entre usuários, permitindo edições simultâneas, caso do Google Drive – ou seja, o seu arquivo na nuvem pode ser mexido pela pessoa com quem você o compartilhou.

A avaliação completa pode ser acessada por meio do site da entidade.

Recent Posts

7 empresas de TI com vagas abertas

Semanalmente, o IT Forum seleciona as principais oportunidades para aqueles que buscam aprofundar seus conhecimentos…

42 segundos ago

Freshworks compra da Device42 por US$ 230 milhões

A empresa de origem indiana especialista em software corporativo Freshworks anunciou na quarta-feira (1º) duas…

2 horas ago

Desenvolvimento tecnológico e progresso social precisam de equilíbrio

O segundo dia do IT Forum Trancoso 2024 encerrou com a forte presença de executivos discutindo o…

3 horas ago

Mesa de operação de fraude: a parte humana da prevenção a golpes

Da consultoria até se tornar uma desenvolvedora de soluções de prevenção à fraude, a Horus…

4 horas ago

Cristina Cestari: ‘É difícil ter uma área de inovação bem-sucedida em empresas que têm carga da cultura do erro’

Uma CIO da indústria automobilística e um CIO da área de saúde se reúnem em…

18 horas ago

NETmundial+10 termina defendendo multissetorialismo de governança digital

Durante o NETmundial+10, evento global que aprofunda discussões sobre a governança do mundo digital organizado…

19 horas ago