Proteja-se dos golpes virtuais: Dia dos Pais é forte atrativo para hackers

Segundo especialistas em cibersegurança do Arcon Labs, não há problemas em fazer compras pela internet, desde que o consumidor se atente a alguns detalhes

Author Photo
10:15 am - 10 de agosto de 2018

O avanço da confiança em realizar operações pela internet somado à correria do dia a dia são oportunidades perfeitas para fazer compras online, mas simultaneamente os riscos também aumentam. Basta abrir o celular ou se conectar ao computador e, com um simples toque, é possível escolher diversos produtos. E em datas comemorativas o número de compras realizadas pela internet crescem.

De acordo com a consultoria Ebit, em 2017 as vendas de presentes para os Dia dos Pais aumentaram 10,1% em relação ao mesmo período do ano anterior. Por ser uma das principais datas para o comércio, os cibercriminosos se aproveitam do período para aplicar golpes virtuais e roubar informações pessoais e dados bancários dos usuários.

Segundo especialistas em cibersegurança do Arcon Labs, não há problemas em fazer compras pela internet, desde que o consumidor se atente a alguns detalhes e adote algumas medidas de segurança:

Fique atento aos sites oficiais de lojas e aplicativos para não cair em armadilhas. Confira sempre o endereço antes de efetuar qualquer compra ou digitar suas informações.

– Evite utilizar Wi-Fi público, principalmente quando precisar incluir informações pessoais ou senhas.

– Mantenha sempre o antivírus atualizado para evitar possíveis ameaças, o próprio software avisa quando surgem novas atualizações.

– Não digite suas informações pessoais em qualquer site, desconfie também dos prefixos ‘’https’’, porque os hackers estão obtendo certificados SSL.

– Suspeite de promoções com preços muito baixos recebidas por e-mail, anúncios nas redes sociais e WhatsApp. Os hackers estão cada vez mais criativos quando se trata de falsas promoções.

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.