Projeto usa satélites para reduzir impactos de desastres naturais

Iniciativa da Indra em parceria com a Agência Espacial Europeia tem como objetivo trazer informações a países vulneráveis e minimizar danos

Author Photo
6:12 pm - 18 de julho de 2018
furacão furacão

Projeto-piloto desenvolvido pela Indra em parceria com a Agência Espacial Europeia (ESA) deu origem a uma nova solução que tem como objetivo incentivar países vulneráveis a utilizar informações coletadas via satélite para reduzir os riscos de grandes desastres naturais.

Em busca de um futuro sustentável, a eficiência do projeto é fornecida principalmente pela velocidade com que as informações são coletadas e pelo grau de detalhamento que oferecem. Além disso, representam grande economia de custos e tempo, já que a substituição para a tarefa feita pelos satélites seria alocar pessoas em campo para fazer esse trabalho – o que também teria um grau de assertividade menor, já que as regiões passam por mudanças rapidamente.

Indra e Agência Espacial Europeia vão trabalhar nos próximos dois anos no projeto, usando big data e analytics para utilizar as informações coletadas pelo satélite da melhor maneira possível e encontrar quais áreas podem ser afetadas por inundações, ser afetadas por deslizamentos de terra e, assim, programar rotas de evacuação em caso de emergência.

O principal foco do projeto são os países emergentes, cujo acesso a financiamento privado é precário – e grande parte do valor arrecadado tem como foco iniciativas de reconstrução pós-desastre. Dessa forma, a nova tecnologia permite agir preventivamente com a elaboração de planos de ação e estudos.

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.