Projeto Transforma TI revoluciona setor e premia CIO da Ipiranga

Humberto Morais Moisés e equipe alinharam estrutura da área de TI à altura da operação de uma das maiores redes de distribuição do País

Author Photo
12:00 pm - 25 de março de 2022

Há pouco mais de um ano, Humberto Morais Moisés, CIO da Ipiranga, uma das maiores distribuidoras de combustíveis do Brasil, chegava à empresa com a missão de transformar estrutura, processos e forma de trabalhar da área de IT para viabilizar e impulsionar a transformação digital na operação.

“Ingressar em uma empresa durante a pandemia foi uma experiência marcante, pois isso deixou mais difícil vivenciar os valores culturais e entender como o time de TI operava em sua plenitude e isso me trouxe muito rápido um alerta de que precisávamos de algo estruturado, como bandeira para acelerar, mas com clareza de onde queríamos chegar e então criamos o Transforma TI”.

Veja mais: Confira os vencedores do Executivo de TI do Ano de 2022!

E foi justo com o Transforma TI que Moisés conquistou o prêmio Executivo de TI do Ano 2022, na categoria “Modernização da TI – Faturamento acima de R$ 5 bilhões”, o qual atribui ao seu time que, segundo ele, abraçou com grande energia as provocações e desafios que eram apresentados.

“Confesso que recebi o prêmio com enorme surpresa, apesar da confiança no impacto que provocou na Ipiranga. Mas por outro lado, estava competindo com mais dois profissionais extremamente competentes e isso acabou tornando minha vitória um grande feito”, relata.

Como grande aprendizado do Transforma TI, Moisés revela ser o fato de não existirem fórmulas prontas ou soluções de curto prazo. Isso porque, ele diz, transformar e modernizar o departamento de TI passa sobretudo por pessoas. “É preciso, antes de tudo, entender os talentos que temos, valorizar a sua capacitação, inspirar e transpirar (brinca). E dá uma dica: “Nossos clientes externos e internos são pessoas que precisam ser encantadas e trazidas para uma agenda conjunta”.

Por dentro do projeto

O primeiro passo foi diagnosticar o ambiente de forma colaborativa por meio de análise da estrutura para entender como eram realizados os processos por coordenação e gerência. Era preciso identificar as melhores práticas e rever metodologias e processos para torná-los ágeis e garantir excelência na gestão e foco no negócio.

Foram criadas áreas como Gestão de serviços, Tecnologia e Dados & Insight, além da atualização do modelo de atuação das demais. Os processos se tornaram mais claros e ágeis, de fácil entendimento e disseminação entre colaboradores. “Hoje, somos vistos como parceiros das áreas e temos um time mais propositivo e atuando em sinergia com o negócio. É a transformação de uma cultura que agora é apoiada no ‘sentido de dono’ (autonomia com responsabilidade) e pertencimento.”

Perguntado sobre o que o futuro reserva, Moisés respondeu: “Quando penso nele, me vejo ainda mais comprometido em contribuir da melhor forma possível com a transformação e a evolução de cada uma das pessoas da área de Tecnologia da Ipiranga e transformando a vida das que estão a minha volta”, revela o vencedor que recomenda sempre uma pitada de bom humor nessa jornada. “Aí fica tudo muito mais legal!”, garante.

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.