Projeto de cabo submarino que conecta Brasil-Europa começará em abril de 2016

Author Photo
4:50 pm - 03 de dezembro de 2015
Projeto de cabo submarino que conecta Brasil-Europa começará em abril de 2016
O projeto de cabo submarino de fibra óptica, desenvolvido pela Telebras em parceria com a Islalink e que vai permitir o tráfego de dados direto entre o Brasil e a Europa, vai ser iniciado em abril de 2016. 

Em reunião realizada nesta semana com o ministro das Comunicações, André Figueiredo, empresas parceiras da iniciativa apresentaram detalhes do projeto, que vai ampliar a velocidade e promover economia na conexão dos servidores brasileiros e europeus, dispensando a passagem por Miami, nos Estados Unidos.

O cabo, que vai partir de Santos, em São Paulo, com hub em Fortaleza, no Ceará, e chegará até Sines, em Portugal, terá 5,9 mil km de extensão. Para viabilizar o projeto, serão investido US$ 250 milhões na iniciativa.

Segundo o presidente da Telebras, Jorge Bittar, as obras devem começar em 2016. Ele conta que a Telebras está agora finalizando as especificações técnicas para lançar um projeto de seleção para receber propostas de fornecedores e, com isso, eleger a empresa que vai implantar o cabo. “Nossa expectativa é que possamos iniciar essa etapa entre março ou abril do ano que vem”, disse Bittar.

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.