Produção do Grupo Cornélio Brennand ganha eficiência com realinhamento estratégico da TI

Author Photo
1:30 pm - 08 de janeiro de 2018

Com cem anos de atividades no País e atuação em diversos setores, o grupo pernambucano Cornélio Brennand se dedica atualmente a três negócios: geração de energias renováveis (Atiaia Energia), desenvolvimento imobiliário (Iron House) e manufatura de vidros planos.

Este último representa hoje a principal fonte de receita da companhia por meio da fábrica inaugurada há três anos em Goiana (PE), com capacidade de produção de 900 toneladas por dia.

Porém, apesar de a planta representar a maior parte do faturamento do grupo, a empresa passou a notar que os processos na TI não eram alinhados e tinham pouco alinhamento com os sistemas que envolviam as áreas de armazéns e manufatura de vidros.

Diante deste cenário, o grupo Cornélio Brennand decidiu, há dois anos, revisar o planejamento estratégico do negócio e reposicionar a área de TI estrategicamente. O projeto, segundo Fernando Takashi, especialista em processos da companhia, contemplou desde a definição dos objetivos ao desdobramento em indicadores por área, definição de planos de ação e acompanhamento rotineiro dos resultados e evolução dos planos. “Todos os níveis do negócio foram envolvidos neste trabalho, que teve o apoio metodológico do escritório de processos da TI”, diz.

O projeto ainda envolveu o desenvolvimento e implantação de solução baseada na plataforma intranet da empresa, para o acompanhamento dos indicadores e ações. A primeira versão foi feita em 2015, mas começou a ser usada efetivamente em 2016, após sofrer alguns ajustes.

“O trabalho foi facilitado pela integração da área de processos e a gerência de TI. O negócio entendeu a oportunidade neste trabalho conjunto de definição e gestão da estratégia”, acrescenta Glaucio Araújo, gerente de soluções, inteligência de negócios e processos do grupo.

Por meio de módulos de análises, todos as etapas previstas dos processos de produção e vendas passaram a ser guiadas por essa solução, gerando ganhos de eficiência e produtividade.

O projeto também tornou transparentes os desafios enfrentados pelo negócio nas suas diversas áreas, possibilitando uma visão única de objetivos. Desta forma, proporcionou agilidade na solução de problemas e na definição de ações essenciais para o alcance das metas traçadas.

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.