Prodest adquire equipamentos para expandir rede de dados do Governo do ES

Investimento tem como objetivo ampliar a rede de fibra óptica do Governo do Estado para órgãos públicos em Vila Velha e Serra

Author Photo
6:52 pm - 07 de março de 2018

O Instituto de Tecnologia da Informação e Comunicação do Estado do Espírito Santo (Prodest) investiu R$ 712,4 mil na aquisição de equipamentos de rede IP e Ethernet. O investimento tem como objetivo ampliar a rede de fibra óptica do Governo do ES para órgãos públicos em Vila Velha e Serra. A estimativa é que até o final deste ano a Rede Metro-Gvix inicie as operações nestes 2 municípios.

O Governo do ES já possui a Rede Metro.ES, responsável por atender a mais de 120 pontos de acesso de órgãos estaduais com fibra óptica, em Vitória. Atualmente, a Metro-Gvix contempla quase 80 pontos de acesso em Cariacica. Essa rede vai atingir mais 130 pontos de acesso de órgãos públicos e beneficiar secretarias e autarquias estaduais.

Com aproximadamente 450 quilômetros de extensão, a Metro-Gvix apresenta uma velocidade de 1 gigabit por segundo. Além disso, proporcionará mais agilidade na execução de diversas ações governamentais como,
– gestão escolar;
– processamento da folha de pagamento;
– oferta de conteúdo on-line para os estudantes da rede estadual, contribuindo para melhoria na qualidade do ensino;
– realização de processos licitatórios;
– acompanhamento de contratos e de projetos;
– gerenciamento de hospitais;
– arrecadação de tributos;
– gestão do patrimônio.

Para o presidente do Prodest, Paulo Henrique Rabelo Coutinho, o investimento nessa nova rede vai apresentar resultados positivos para o Governo. “Além da melhoria dos serviços à população, vamos economizar recursos financeiros. Isso porque haverá menos despesas com telefonia e links de internet”, explicou.

Tags:

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.