Procon-SP notifica aplicativos por entregadores sem máscaras

iFood, Loggi, Rappi e Uber Eats deverão explicar medidas adotadas para garantir segurança das entregas durante a pandemia

Author Photo
6:16 pm - 27 de janeiro de 2021
entregadores e motoristas entregadores e motoristas

O Procon-SP anunciou nesta quarta-feira (27) que notificou os maiores aplicativos de entrega em atuação no Brasil – iFood, Loggi, Rappi e Uber Eats – para que expliquem que medidas preventivas de higiene e segurança estão adotando durante a pandemia. A medida foi tomada pelo órgão após consumidores denunciarem falta ou uso incorreto de máscara pelos entregadores e de higienização das máquinas de pagamento.

Leia mais: Os novos desafios de segurança digital do delivery brasileiro

As empresas deverão comprovar que oferecem orientação e treinamento aos entregadores e que fornecem materiais de segurança e higienização. Deverão informar ainda que canais de atendimento são oferecidos para denúncias do tipo e que providências tomam quando as recebem.

Outras medidas

As quatro empresas também terão que informar quantos funcionários fazem entregas em todos os modais possíveis – bicicleta, moto etc. Deverão ainda mostrar a tabela de preços de serviços e como são apresentadas ao consumidor; comprovar as formas de pagamento oferecidas e o momento em que o pagamento é efetivado (ao fazer o pedido ou a entrega).

Segundo Fernando Capez, diretor executivo do Procon-SP, em comunicado enviado à imprensa, o objetivo é tanto preservar a saúde do consumidor como evitar golpes nos pagamentos.

O prazo para as respostas termina em 2 de fevereiro.

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.