Processos 100% digitais garantem recorde para a TCP durante a pandemia
Diego Neufert e a TCP venceram a edição de 2020 do prêmio 'As 100+ Inovadoras no Uso de TI' na categoria Transporte e Logística

Digitalizar processos não parece ser a atividade mais atraente do mundo para se propor em reuniões com a diretoria. No entanto, quando você fala que essa inovação está acompanhada de um recorde histórico do TCP (Terminal de Contêineres de Paranaguá) em meio à pandemia do novo coronavírus, a questão ganha outra figura.
O projeto de disrupção digital auxiliou o terminal bater seu recorde de movimentação histórico no mês de abril de 2020, com 85.926 TEUs (unidade de medida) movimentados. Grande parte dessa agilidade se deu por conta da liberação 100% digital. O projeto de inovação foi liderado por Diego Neufert, superintendente de TI e Inovação do TCP e venceu a Categoria Transporte e Logística da premiação As 100+ Inovadoras no Uso de TI. No ranking geral, que leva em conta as notas de todos os cases enviados, Neufert e a TCP figuram no quarto lugar.
E o que isso significa? Que a tecnologia ajudou a transportar itens essenciais com segurança. E, além disso, teve suporte do mundo digital para aumentar a eficiência e garantir ainda mais agilidade nesse tipo de transação.
Inovação, digitalização, integração
No case enviado para a premiação, o time da TCP narra que o processo todo foi dividido em três momentos:
- Operacionalizar processos de importação e exportação, desde a liberação documental até agendamento e retirada das cargas. Tudo era manual e analógico, necessitando da entrega física de diversos documentos.
- Melhorias na usabilidade do Portal do Cliente TCP, site exclusivo para importadores, exportadores, despachantes , transportadoras e armadores seguia o conceito tradicional com dezenas de menus e telas com funções específicas, gerando quantidade considerável de chamados na Central de Atendimento (CAC) com dúvidas de utilização pelos usuários.
- Integração sistêmica do ERP dos clientes (SAP, Totvs) diretamente com o sistema logístico e operacional da TCP, possibilitando ao cliente realizar todas operações de forma integrada e com visão completa do seu processo de importação e exportação.
Foi assim que o time do TCP Labs, juntamente com as áreas de negócio, estruturaram projeto de digitalização profunda dos processos. O projeto, que foi executado antes da pandemia, gerou um ganho expressivo nas liberações e operações logísticas que, sem dúvida, seriam fortemente impactados.
Digitalização e desafios
Pensando nisso, o time do terminal resolveu investir também na digitalização de 100% da interação com os clientes, com foco na experiência do usuário. Foram usadas diversas tecnologias, tais como: robotização, IA, Big Data, IOT e integração digital com a Receita Federal.
Dentre os desafios encontrados na jornada de inovação da TCP estão: processos e tecnologias. No primeiro caso, existiam divergências entre qual o processo adequado. Com ajuda da metodologia de design sprint, os processos viraram protótipos e a definição foi feita com a validação dos próprios clientes.
Já em relação às tecnologias, o treinamento do robô com uso de linguagem natural se mostrou um desafio para o chatbot integrado ao Portal do Cliente TCP. Para superar essa barreira, foi utilizado um chatbot simplificado com menus no início e, aos poucos, a ferramenta foi incrementada.
Finalistas da Categoria Transporte e Logística
1º – Diego Neufert – Superintendente de TI e Inovação, TCP
2º – Hiago Xavier – Especialista de Inovação, Coopercarga
3º – Marcos Antonio Mazarin – Head de TI e Digital Transformation, SuperVia