PretaLab lança programa gratuito de formação em TI com apoio da Disney

Iniciativa tem como foco jovens negras e indígenas brasileiras interessadas em tecnologia

Author Photo
2:53 pm - 11 de novembro de 2022

A PretaLab anunciou um novo ciclo de formação de estudos voltados para jovens negras e indígenas interessadas no mercado de TI. O objetivo é promover a educação e o ingresso de mulheres nas áreas de tecnologia e inovação, reduzindo a diferença de gênero e de raça no setor.

Com apoio da The Walt Disney Company Brasil, as bolsas de estudos do ciclo batizado de “O Poder do Futuro” garantem a formação gratuita daquelas que forem selecionadas.

“Realizar uma ação dessas em conjunto com a Disney é muito potente, é falar sobre escrever futuros para jovens mulheres negras e indígenas que talvez desconheçam ou não vejam a tecnologia como uma possibilidade para sua carreira. Estamos falando de 100 possíveis novas tecnologistas que passarão por uma formação, de oito semanas, com conteúdos introdutórios à área de TI, ministrados por profissionais negras atuantes e reconhecidas no mercado e que segue a metodologia da PretaLab”, explica Silvana Bahia, co-diretora executiva do Olabi, organização social criadora da PretaLab.

A metodologia da PretaLab tem entre seus pilares o conhecimento técnico, que inclui a linguagem de programação e informações sobre o mercado e carreiras na tecnologia; o autoconhecimento, que aborda a identificação da mulher negra enquanto indivíduo e profissional; e autogestão, para desenvolver autonomia e soft skills. “Nosso objetivo é desenvolver a técnica, mas também as habilidades que nem sempre são ensinadas em cursos tradicionais e que auxiliam na autonomia de aprender novos conteúdos e também a solucionar problemas inesperados.”, comenta Silvana.

O ciclo de formação “Poder do Futuro” é inspirado no filme “Pantera Negra: Wakanda para sempre”, da Marvel Studios, que chega aos cinemas em 10 de novembro. O filme reforça o protagonismo feminino de suas personagens.

“Na Disney, entendemos que promover a educação e a igualdade de oportunidades em tecnologia, especialmente em comunidades ou grupos com maior risco de exclusão, é fundamental na construção de um mundo mais inclusivo”, diz Belén Urbaneja, VP, RSE, Gestora de Marca e Diversidade e Inclusão para The Walt Disney Company Latin America. “Neste sentido, assumimos o compromisso em trazer experiências que promovam a inclusão da mulher no ecossistema digital em nossa região, a fim de reduzir a diferença de gênero que é vivenciado nas formações de STEAM”, acrescenta Urbaneja.

Como se inscrever

O programa “Poder do Futuro” oferecido pela PretaLab é gratuito, com vagas limitadas. Podem participar pessoas que se identifiquem como mulheres negras, com mais de 16 anos, ensino médio completo ou em curso e interesse por tecnologia. O processo seletivo contará com três etapas: análise de formulário de inscrição, oficina de formação e envio de termo de interesse de participar do ciclo.

“As candidatas não precisam ter nenhuma experiência prévia. Será oferecido um treinamento para aquelas que passarem pela primeira etapa do processo de seleção. Todas as etapas de seleção, assim como a formação serão realizadas no formato online, porém com aulas ao vivo e assíncronas. Aquelas que finalizarem a formação receberão um certificado de conclusão de curso que, certamente, será um diferencial competitivo no currículo de cada uma delas”, finaliza Silvana Bahia.

Haverá ainda uma turma presencial no segundo semestre de 2023 em uma capital do Nordeste, ainda não definida.

As inscrições para as turmas online podem ser feitas de 10 de novembro a 11 de dezembro de 2022. A divulgação das selecionadas acontecerá nas redes sociais da PretaLab, em 27 de janeiro de 2023. Para mais informações acesse o opoderdofuturo.pretalab.com ou encaminhe um e-mail para [email protected].

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.