Presidente do Google diz que apoia solução multilateral para imposto de serviços digitais

Sundar Pichai também apoia uma “abordagem equilibrada” para legislações de proteção de dados

Author Photo
10:00 am - 15 de julho de 2020
sundar_pichai_logo.jpg

Sundar Pichai, Presidente Executivo da Alphabet, disse que apoia uma solução multilateral de tributação de serviços digitais que está sendo discutida pela Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE).

Em entrevista à agência de notícias Reuters, o presidente da Google disse que é importante confiar nas estruturas da OCDE, o que ele chamou de “abordagem correta”. “Não é (um problema) para uma empresa individual resolver”, disse Pichai. “Nós apoiamos o envolvimento da OCDE”, de acordo com a publicação.

A Organização discute uma grande reformulação das regras tributárias globais para atualizá-las para a era digital. Devido à pandemia, as negociações entre mais de 100 países da OCDE foram prejudicadas.

Os países que impõem impostos sobre serviços digitais veem a tributação como uma maneira de aumentar sua receita resultante de operações locais de grandes empresas de tecnologia, que, segundo eles, lucram enormemente sem pagar impostos o suficiente, diz a reportagem.

Pichai defendeu uma abordagem equilibrada para a formulação de políticas que promova a inovação, no que se refere a leis de proteção e dados que acontece em vários países. No Brasil a Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (LGPD), por exemplo, está prevista para passar a valer a partir do mês que vem.

“É importante encontrar o equilíbrio na proteção da privacidade de seus cidadãos, permitindo o fluxo livre de produtos e serviços”, disse Pichai à agência. “Esse é o potencial de uma economia digital. A força da internet está no fato de que ela funciona globalmente”.

Tags:

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.