Presença digital pode alavancar negócios de MPEs

Author Photo
10:52 am - 15 de maio de 2017

O lucro de micro e pequenas empresas (MPE) pode ser ampliado com a presença da marca na internet. A hipótese é comprovada por um estudo do MIT Center Digital Business, segundo o qual empresas digitalmente maduras conseguem um lucro 26% maior do que os concorrentes. Ainda assim, uma pesquisa da GoDaddy indica que mais da metade das MPEs não possuem nem o próprio site na web.

De acordo com levantamento da GoDaddy, 35% dos microempresários consideram sua empresa pequena demais para ter um site, 20% dizem que não é financeiramente acessível e 21% afirmam que está além dos seus conhecimentos técnicos.

Amanda Diniz é proprietária de uma pizzaria em Uberaba (MG). O primeiro contato do negócio com o mundo digital foi por meio do Netsabe, portal de buscas da Algar Telecom. Um site hospedado na plataforma desde março de 2016 mostra todas as informações sobre os produtos comercializados, contato, endereço e outros dados.

“Nossa pizzaria é tradicional na cidade e, por isso, é bastante conhecida. Mas as pessoas utilizam o Netsabe para olhar as informações antes de fazer o pedido”, afirmou a comerciante. Além da criação e manutenção do site, ela também conta com a Algar Telecom para reforçar a presença da pizzaria no Google, por meio de anúncios.

O portal Netsabe, que hoje contabiliza 2,5 milhões de páginas acessadas por mês, abrange várias cidades de Minas Gerais, Goiás, São Paulo e Mato Grosso do Sul. O leque de serviços oferecidos para inserir as MPEs na web é bem diversificado, e vai desde espaços publicitários na própria plataforma, a criação de sites com domínio próprio, até a página do negócio no Facebook.

“O microempresário tem a oportunidade de já entrar no universo digital usufruindo da relevância e audiência do Netsabe”, ressaltou Augusto Salomon, diretor de Negócios B2B da Algar Telecom. Os resultados também são disponibilizados para o cliente. “Através dos dados de acesso, é possível mensurar a eficiência das ações e comprovar que a mídia digital é fundamental para o crescimento das MPEs”, complementou o executivo.

Resultados
A pesquisa global da GoDaddy, realizada com 4 mil micronegócios em vários países, constatou também a maioria daqueles que não possuem, mas pretendem criar um site em breve são negócios novos, com três anos ou menos, e são liderados por mulheres. Desses, 81% afirmaram que esperam um crescimento de 10% ou mais após a criação do canal na internet.

A página da pizzaria de Amanda Diniz no Netsabe teve quase 1,5 mil visualizações no último mês. Ciente de que a presença digital é fundamental, a microempresária se prepara para imergir de vez nesse mundo. Além de cadastrar o estabelecimento em um aplicativo de delivery de comida, ela pretende ampliar o alcance do estabelecimento na web. “Já contratamos uma agência de marketing para criar nosso próprio site e fazer a manutenção das nossas redes sociais. Nos tempos de hoje, é impossível ficar fora da internet”, avaliou.

 

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.