Práticas de governança de segurança da informação estão amadurecendo

Author Photo
10:55 am - 22 de julho de 2015
Práticas de governança de segurança da informação estão amadurecendo
Práticas de governança da segurança da informação estão amadurecendo, segundo o Gartner. Para chegar a essa conclusão, o instituto de pesquisas entrevistou 964 profissionais de sete países de organizações de grande porte – com receita anual de US$ 50 milhões e com mínimo de cem funcionários.

Mas o que faz essas pessoas acreditaram nessa evolução? Tom Scholtz, vice-presidente e sócio do Gartner, responde que há um crescimento evidente da conscientização sobre o impacto dos riscos por parte dos negócios, juntamente com elevados níveis de publicidade sobre incidentes de segurança cibernética. Na pesquisa, 71% dos entrevistados indicaram que riscos de TI influenciam decisões do board e isso reflete no direcionamento de como lidar com os riscos como parte da governança corporativa

Na visão do executivo, as principais razões para a evolução da governança da segurança da informação é que as discussões sobre o tema estão extrapolando a TI, quebrando a antiga mentalidade de que a proteção corporativa é responsabilidade única e exclusivamente da tecnologia da informação. Organizações reconhecem cada vez mais que a segurança deve ser gerida como uma questão de risco do negócio, e não apenas como um problema de TI. 

O estudo identificou que 63% dos entrevistados apontaram que a TI recebe apoio de programas de segurança da informação fora da área. O número representa aumento significativo em comparação com o dado do ano anterior, de 54%. O apoio do CEO manteve-se estável: 30% neste ano, contra 29% em 2014.

Um ponto interessante do levantamento foi que embora haja mais consciência sobre os riscos em toda a empresa, a falta de engajamento é uma das principais causas de diferentes pontos de vista de risco entre a equipe de segurança e os negócios, o que pode resultar em controles redundantes e mal administrados, os quais por sua vez resultam em conclusões de auditoria desnecessários e, finalmente, em produtividade reduzida.

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.