Portobello adota BI em quase todas as áreas da empresa

Empresa de revestimentos cerâmicos da América Latina optou por plataforma Qlik

Author Photo
10:24 am - 16 de julho de 2018

Fundada em 1979 em Santa Catarina, a Portobello é atualmente a maior empresa de revestimentos cerâmicos do país, atendendo o mercado interno e de outros continentes. A companhia possui a inovação em sua essência, criando produtos e soluções para os mais diversos ambientes e designs. Hoje, possui mais de 2,6 mil colaboradores, responsáveis pelas constantes inovações em seu portfólio. Desenvolvem-se através de simplicidade, disciplina, agilidade, qualidade e harmonia com o meio ambiente.

Em busca de melhorias na gestão de processos e tomada de decisão, a Portobello optou por adotar uma plataforma de BI para ganhar agilidade e assertividade ao gerar informações gerenciais. Implementado pela Toccato, distribuidora Qlik com maior carteira de clientes no Brasil, o Qlik foi a ferramenta escolhida devido ao seu custo-benefício e facilidade em criar as aplicações com uma visualização de dados dinâmica.

A plataforma Qlik é usada em praticamente todos os setores da empresa. A ferramenta está implantada na área comercial, industrial, financeira, logística, entre outras. Na Portobello Shop, canal mais próximo do varejo, o BI auxilia na divulgação de informações dos atendimentos em loja, possibilita que os administradores das franquias acompanhem os resultados da rede, além de acompanharem suas performances.

De acordo com Martim André Studt, gerente Corporativo de TI da Portobello, as prospecções para cinco anos em torno da arquitetura de BI consistem em proporcionar ferramentas que deem um suporte para o Qlik, melhorando ainda mais o atual cenário da empresa. “O Qlik, além de disponibilizar informação gerencial para decisão, trouxe produtividade para as áreas no que diz respeito ao levantamento de informações e análise de dados”, explica Studt.

Antes da implantação da ferramenta, os relatórios chegavam a passar por dois ou três analistas em cada área para ter assertividade. Com o Qlik, este processo é concentrado em uma só pessoa, direcionando as demais para outras demandas e aumentando os níveis de produtividade. As informações são mais acessíveis e de visibilidade mais clara, fazendo com que a ferramenta seja um ponto de apoio aos coordenadores e gerentes.

Leonardo Farah, CEO da Toccato, diz que tem sido muito gratificante acompanhar e suportar o crescimento da plataforma Qlik em um cliente deste porte, como é o caso da Portobello. “Tivemos a honra de ter a participação dos executivos de nosso cliente junto a nós no maior evento mundial da Qlik, ocorrido nos EUA, onde pudemos discutir juntos o roadmap de nossa solução frente as suas necessidades. Já utilizam o QlikView com muito conhecimento e casos de uso, e no último mês investiram em Qlik Sense fortalecendo ainda mais a estratégia corporativa dando amplitude a plataforma”, diz Farah.

Sem o Qlik, o processo operacional era lento e árduo. A plataforma trouxe um novo ar para a empresa, com mais agilidade interna na tomada de decisões. “A ferramenta proporciona mais agilidade na decisão, confiança nos números, transparência e a possibilidade de agir rapidamente caso haja alguma mudança no mercado. O Qlik possibilita o direcionamento das ações, de maneira mais acessível. Até então os indicadores de gestão eram baseados em ferramentas que tornavam o processo um pouco moroso”, conclui Studt.

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.