Porto Seguro reduz incidentes com aplicações com ferramenta de certificação técnica

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12:35 pm - 14 de julho de 2016
Porto Seguro reduz incidentes com aplicações com ferramenta de certificação técnica

Criar e implantar soluções no menor espaço de tempo tem sido uma demanda recorrente à TI. No entanto, essa agilidade traz riscos que muitas vezes a empresa não pode correr. Um software implantado sem os devidos testes, por exemplo, pode carregar algum tipo de falha que comprometerá a usabilidade dos clientes ou mesmo impactará a geração de negócios por dias. E como solucionar tal dilema? A Porto Seguro buscou no mercado uma ferramenta que tivesse a capacidade de avaliar as aplicações antes da entrada em produção, garantindo mais segurança e, em caso de problemas, ações mais rápidas.

A empresa escolhida para a implantação do que eles chamam de célula de certificação técnica de aplicações foi a Yaman, que conta com uma solução de avaliação, teste e recomendação de aplicações. Desde o início dos trabalhos, mais de 70 aplicações da Porto Seguro passaram pelo crivo e a seguradora comemora um ano sem incidentes relacionados a capacidade e desempenho das aplicações.

Implantação de novas aplicações, migração de sistemas, avaliação de evolução de tecnologias e avaliação de arquitetura de referência estão entre os pontos cobertos pelos serviços prestados pela Yaman. A célula de certificação avalia aplicações críticas ao negócio de produtos como seguro automóvel, saúde, patrimoniais e de acidentes pessoais, além de vida e previdência, entre outros. 

Tal projeto traz não apenas a tranquilidade de evitar bugs com o software em produção – principalmente aqueles manuseados por clientes finais -, como também impacta em custo. Em comunicado, Márcio Cândido, coordenador de TI da Porto Seguro, afirma que corrigir um bug com o software em produção pode custar 100 vezes o valor da mesma correção na fase de desenvolvimento. 

Afora as avaliações, a célula tem sido utilizada para recomendação de melhorias, com a finalidade de eliminar problemas de indisponibilidade ou capacidade, deixando os usuários mais satisfeitos, uma vez que o tempo de resposta também cai entre 20% e 90%. 

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