Porto Maravilha, no Rio de Janeiro, ganha Wi-Fi público

Author Photo
11:15 am - 09 de maio de 2016
Porto Maravilha
A área do Porto Maravilha, no Rio de Janeiro, contará com cobertura de Wi-Fi público, por meio de hotspots de tecnologias da Cisco. Parte do programa de legado de Inovação Urbana da Cisco, o serviço é um incentivo para a apropriação por moradores do Rio de Janeiro e visitantes. 
A primeira fase do projeto, de caráter experimental, foi lançada neste sábado (7/5) na Praça Mauá durante a inauguração de mais um trecho da Orla Conde. A próxima fase de cobertura do projeto de Wi-Fi público inclui área de 1,4 km de extensão entre os armazéns um e oito, totalizando 100 mil metros quadrados até julho de 2016.
Além do acesso ao Wi-Fi público, a infraestrutura instalada pela Cisco em parceria com a Prefeitura do Rio de Janeiro prevê a possibilidade de implementar serviços inteligentes e conexão dos efetivos operacionais que atuam na área. 
O Wi-Fi público gratuito está disponível aos moradores e visitantes antes e depois dos Jogos Rio 2016 com o nome de rede “Wi-Fi Porto”. Durante os Jogos, a infraestrutura instalada será dedicada à integração de serviços e à gestão da área pelos órgãos que cuidam da operação da cidade.
A parceria proporciona ainda a criação de um laboratório vivo de experimentação para o desenvolvimento de soluções urbanas em áreas como mobilidade, turismo, educação, saúde, transporte e serviços públicos. Por trás da solução, a Cisco conta com um data center que viabilizará a ampliação da rede conforme as necessidades da região.

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.