Por que Tim Cook está preocupado com as habilidades de codificação

O Futuro do 'tudo digital' está sob pressão e sofrendo com a falta de pessoal

Author Photo
3:50 pm - 18 de julho de 2022
Tim Cook

O CEO da Apple, Tim Cook, deu seu apoio a um grande esforço para convencer governadores estaduais, governo e educadores a disponibilizar aulas de ciência da computação para todos os alunos em todas as escolas. Mas não é apenas a filantropia que está em jogo.

Simplesmente, não conseguimos pessoal

Demanda e oferta. Em teoria, quando a demanda aumenta, a oferta surge para atendê-la. Exceto que nem sempre funciona dessa maneira e à medida que o mundo se torna mais digitalizado, a necessidade de codificadores está crescendo mais rápido do que o mundo pode acompanhar.

A demanda por habilidades de codificação está crescendo tão rapidamente que os desenvolvedores continuam a explorar maneiras de projetar soluções configuráveis que podem ser construídas sem código (no-code – basicamente preenchendo a lacuna que os atalhos da Apple estão se tornando).

Eles sabem que devem fazer isso porque a demanda por talentos de codificação continua a aumentar internacionalmente. É uma necessidade que diz respeito a todos os mercados, dos Estados Unidos a Cingapura e em todos os lugares. Até 2030, espera-se que o mundo tenha uma escassez de cerca de 82,5 milhões de codificadores – atualmente, 87% das organizações já lutam para encontrar a equipe de código de que precisam.

Mas alguns setores, particularmente aqueles relacionados à análise de dados, conseguem estar em grande demanda e em uma curva de crescimento rápido, ao mesmo tempo em que estão desesperados para encontrar funcionários suficientes. Dada a crescente importância da IA, a falta de habilidades em análise de dados já está tendo efeitos consequentes em muitas empresas. O Bureau of Labor Statistics dos Estados Unidos indica que, até 2026, a escassez de engenheiros nos Estados Unidos excederá 1,2 milhão.

Tudo o que estamos dizendo é: dê uma chance ao código

É por isso que mais de 500 líderes empresariais, educacionais e sem fins lucrativos assinaram um apelo para que “todos os alunos de todas as escolas tenham a oportunidade de aprender ciência da computação”. Os signatários, incluindo Cook (e vários aliados e concorrentes da Apple) sabem que devemos investir na próxima geração de codificadores.

Eles alertam que, como o ensino de ciência da computação não está disponível universalmente, muitos alunos nunca têm a chance de aprender. É por isso que apenas 5% dos alunos do ensino médio dos Estados Unidos estudam ciência da computação – e algumas comunidades, principalmente mulheres jovens e estudantes de cor, ficaram para trás.

Os funcionários também sabem disso, é claro. E embora nem todos tenham talento para isso, um impacto colateral da Grande Demissão foi o aumento do número de trabalhadores que ingressam em cursos de codificação. Eles quase certamente esperam ganhar mais dinheiro e trabalhar mais remotamente no futuro. A plataforma de educação de tecnologia da força de trabalho Pluralsight, observa que os quatro cursos mais populares oferecidos dizem respeito à codificação. Cursos sobre IA e serviços em nuvem também são populares. Ao mesmo tempo, a pandemia impulsionou grandes investimentos em tecnologias digitais para apoiar o futuro emergente do trabalho, exacerbando ainda mais a escassez de talentos.

A codificação é uma das habilidades mais valiosas que uma pessoa pode aprender. Pode abrir novas portas, alavancar carreiras e ajudar grandes sonhos a parecerem objetivos alcançáveis. Todos ao redor do mundo deveriam ter a oportunidade de aprender a codificar.

A Apple pode escalar sua busca por desenvolvedores, mas nem todos podem

A Apple não escondeu que acha que precisamos nutrir mais talentos de codificação. Ela construiu e continua a construir novos centros de desenvolvimento em todo o mundo para que possa obter talentos indisponíveis nos Estados Unidos.

Ela realiza workshops de codificação em lojas de varejo e desenvolveu cursos acadêmicos para estimular futuros talentos. O Swift Playgrounds não se destina apenas a ser divertido de usar; ele também foi projetado para ensinar os fundamentos da codificação aos jovens, à medida que a empresa trabalha para promover futuros talentos.

Mas a oportunidade da Apple de se envolver em tais esquemas é algo que apenas as maiores empresas podem realmente acessar – e o codificador que Cupertino cria hoje não necessariamente estará codificando para iPhones amanhã, principalmente quando suas habilidades estão em alta demanda. Também é verdade que a necessidade, combinada com a escassez, significa que mais de 50% das empresas estão contratando trabalhadores de tecnologia que não possuem todas as habilidades necessárias para o trabalho.

Desafiando a economia

Mesmo assim, o tamanho da questão representa um grande desafio ao crescimento econômico e à produtividade, gerando uma disputa transnacional para garantir talentos.

Nos Estados Unidos, quase dois terços da imigração altamente qualificada é para cientistas da computação. Só os Estados Unidos têm mais de 700.000 empregos abertos em computação, mas treinam apenas 80.000 graduados em ciência da computação a cada ano – e a demanda por essas habilidades aumentará à medida que a digitalização continuar a crescer. A demanda também está colocando as contratações existentes sob grande pressão. Alguns afirmam que esse trabalho extra significa que cerca de 70% planejam mudar de emprego no próximo ano. Isso é um problema para os empregadores – custa até US$ 35.685 para identificar e recrutar um desenvolvedor em tempo integral, de acordo com dados da CodeSubmit.

Qualquer rotatividade de pessoal representa custos adicionais, além de aumentar a pressão sobre os trabalhadores existentes e danos adicionais ao planejamento de projeto e à produtividade geral.

Com tudo isso em mente, não é surpresa que Cook e o que parece ser uma chamada de todas as maiores empresas dos Estados Unidos estejam fazendo essa chamada urgente para a codificação. Seus bônus de encher os olhos d’água provavelmente dependem disso.

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.