Por que ter perfil em inglês no LinkedIn é fundamental para sua carreira

Especialista lembra algumas expressões importantes para formular um currículo em qualquer língua

Author Photo
11:04 am - 23 de junho de 2018
linkedin_app

O LinkedIn tem se consolidado como principal ferramenta para relacionamentos profissionais. Presente em 200 países, a plataforma conta com mais de 530 milhões de usuários no mundo, sendo 45 milhões no Brasil.

Saber falar um segundo idioma, atualmente, é um requisito imprescindível para se destacar no mercado de trabalho. Por isso, Luiza Meneghim, diretora-geral da My Target Idiomas, lembra da importância de ter um pefil também em inglês no LinkedIn.

“Ao escrever o perfil em inglês, o candidato mostra sua flexibilidade e desenvoltura no idioma”, afirma.

Para Luiza, é necessário apresentar uma redação bem redigida, com dados concisos e objetivos sobre o histórico profissional, contendo também suas habilidades, competências e especialidades. “Deve-se evitar o uso do tradutor automático: além de deixar passar erros comuns porque não analisa o significado do texto como um todo, ele pode fornecer tempos verbais que não são utilizados para certas situações em inglês e falsos cognatos”, aconselha.

A especialista lembra algumas expressões importantes para formular um currículo em qualquer língua. Verbos de ação, como improve (melhorar), implement (implementar), generate (gerar), organize (organizar), help (ajudar), carry out ou perform (realizar), develop (desenvolver) ajudam a descrever de que formas o profissional contribuiu para alcançar resultados no emprego anterior. Cada área de atuação tem suas próprias expressões e jargões, utilizá-las também é demonstrar fluência sobre o tema.

“O LinkedIn tornou-se o principal espaço para desenvolver projetos, divulgar artigos e estimular de contatos profissionais, atraindo desde pequenas empresas a grandes multinacionais. Ter um currículo em inglês abre janelas para um mundo de possibilidades, tornando o perfil internacional”, finaliza.

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.