‘Por que migrar para a nuvem?’ A pergunta que você sempre precisará fazer

Sem outras opções viáveis ​​no horizonte, a maioria das pessoas aceita a nuvem como o novo padrão

Author Photo
1:28 pm - 23 de agosto de 2021

Hoje em dia, as pessoas que perguntam “Por que ir para a nuvem?” muitas vezes são tratados como se fossem estúpidas. Aqueles que bancam o advogado do diabo muitas vezes são deixados de lado quando suas perguntas desconfortáveis ​​forçam os outros a justificar o uso da nuvem (ou qualquer nova tecnologia, por falar nisso).

Ter pessoas por perto que questionam os motivos da mudança para a nuvem melhorará seus resultados. Aqui está o porquê:

Se fizermos uma avaliação honesta de nós mesmos, a maioria de nós na comunidade de tecnologia terá uma certa arrogância. Somos rápidos para avançar para novas tendências de tecnologia, como nuvem, edge, etc., e fazemos isso com a expectativa de que outros sigam. Quando não o fazem, ou se questionam a mudança, ficamos surpresos.

Essas tendências se repetem em um loop infinito. Considere o movimento para o minicomputador há 30 anos, seguido pelo surgimento das LANs de PC, depois client/server, depois arquitetura orientada a serviços e agora nuvem. Todas essas tendências foram fortemente promovidas e bilhões de dólares de marketing fluíram. A maioria das empresas aproveitou as tecnologias promovidas para resolver velhos e novos problemas de negócios.

Algumas dessas tecnologias foram um resultado positivo. Mais do que gostaríamos de admitir foram negativos líquidos, o que significa que o investimento na mudança de tecnologia não produziu um ROI quando todos os fatores foram considerados. Eu não vejo isso como falhas da tecnologia, mas sim como aplicações erradas. Em outras palavras, poucas pessoas perguntaram “por quê?” pelo caminho.

Avancemos para 2021. Nossos eus passados ​​nos dizem que será uma coisa muito boa para nossos eus presentes e futuros perguntar: “Por que nuvem?” Aqueles que perguntam merecem uma resposta lógica e bem pensada. Até agora tudo bem.

Claro, tudo isso é situacional. A verdadeira resposta depende das características do estado atual da TI para uma empresa específica, conforme você considera a nuvem e outras tecnologias. Esta é a resposta “depende” que a maioria dos consultores fornece (e deve). Mas quando alguém faz uma recomendação de nuvem com base em seus fatores dependentes, o consultor deve ter uma resposta.

Colocando a questão “depende” de lado por um momento, é um fato que a nuvem nem sempre é a opção certa para cada carga de trabalho. Com base na minha pesquisa e na pesquisa de outros, cerca de 25% a 30% das cargas de trabalho locais existentes não fornecerão um ROI na nuvem. Eles não têm plataformas análogas ou simplesmente não são economicamente viáveis ​​de outras maneiras. Sim, eles podem ser forçados a entrar na nuvem, mas esse caminho resultará em uma rede negativa para os negócios.

Mesmo se chegarmos a aplicativos mais modernos que possuem análogos de plataforma em nuvens públicas e cargas de trabalho que parecem economicamente viáveis, eles podem não ter um caso de negócios atraente para migrar para a nuvem neste momento específico. Freqüentemente, questões não relacionadas à tecnologia, como o negócio que está sendo vendido ou uma baixa tolerância a riscos ou fatores de cultura da empresa, contra-indicam uma mudança para a nuvem naquela instância, naquele momento, para aquele aplicativo e seus dados anexados.

Tudo isso é porque eu não recuo quando alguém pergunta “Por que ir para a nuvem?” pergunta. É uma pergunta lógica na maioria das vezes. Mesmo que a adaptação à nuvem seja óbvia, devemos sempre ter um ceticismo saudável em torno de uma grande mudança para qualquer tecnologia, inclusive a nuvem. Pergunte “Por que ir para a nuvem?” agora sobre suas cargas de trabalho. O hype e o marketing estão influenciando sua tomada de decisão? Você pode prever um ROI viável para cada carga de trabalho?

Pense na sua resposta e continue fazendo a pergunta.

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.