Por que a experiência do usuário (UX) é tão importante para negócios digitais?

Objetivo da abordagem é projetar experiências de uso agradáveis e funcionais, capazes de encantar, conquistar e fidelizar clientes e usuários

Author Photo
10:16 am - 21 de junho de 2018

Muito se fala sobre a experiência dos usuários na interação com produtos e serviços no ambiente digital. Com o grande volume de informações disponíveis, os consumidores buscam cada vez mais uma forma simples e ao mesmo tempo encantadora na hora de se relacionar com as marcas ou fazer compras.

É neste ponto que entra a importância do User Experience, um conjunto de métodos e técnicas que têm como objetivo projetar experiências de uso agradáveis e funcionais, capazes de encantar, conquistar e fidelizar clientes e usuários – como apresenta o relatório produzido pelo Sistema de Inteligência Setorial (SIS) do Sebrae/SC voltado a empreendedores na área de Negócios Digitais.

Investir em UX design é muito mais do que ter um produto bonito e funcional, é desenvolver com foco total na satisfação do cliente, no engajamento e aproximação com a marca. O UX é, portanto, o elo ideal entre tecnologia, negócios e design. Grande parte dos profissionais que atuam com soluções de User Experience são designers que têm familiaridade com o ambiente de TI, além de termos e modelos de negócio típicos das startups.

Esta técnica pode evitar 80% dos erros em sites/produtos digitais: com o mapeamento do fluxo dos usuários e do entendimento da sua relação com o negócio, fica mais fácil acertar na hora de criar ou ajustar um produto, o que influencia diretamente nos custos de desenvolvimento. Além disso, qualifica o posicionamento do site perante buscadores como o Google e, com a adaptação da plataforma para dispositivos móveis (smartphones e tablets), permite uma vantagem competitiva na comparação com sites e lojas sem técnicas de UX no comércio eletrônico.

Como os empreendedores podem aplicar User Experience?

O ponto crucial e mais importante na experiência do usuário é entender a fundo seu contexto. Algumas perguntas são importantes para que o projeto de UX seja bem sucedido, como: quem são os clientes envolvidos na interação? que aparelhos eles utilizam mais? onde essa interação acontece (no trânsito, em casa, na academia)? que benefícios os usuários têm com esse envolvimento?

Para ter respostas mais afirmativas, entreviste clientes potenciais, desenvolva \”personas\” com o perfil de comportamento semelhante ao dos usuários que pretende atingir, faça uma pesquisa com outras empresas do seu mercado e analise a forma como os clientes deles interagem. Além disso, é preciso pensar tecnicamente em diversos aspectos da apresentação visual de seu projeto, como arquitetura da informação, funcionalidade, tipografia, interface do usuário e estratégia de conteúdo, por exemplo.

Algumas dicas fundamentais:

Seja claro e se comunique de igual para igual: a ideia é falar a mesma língua do seu público;

Use títulos para facilitar a compreensão dos ícones ;

Prepare respostas para todas as ações feitas pelos usuários;

Teste todo o seu site, em vários dispositivos.

Casos de sucesso

A ContaAzul é uma startup com sede em Joinville que desenvolve um sistema de gestão para pequenos empreendedores. Criada em 2011, teve um crescimento exponencial desde então (em média 100% ao ano) e precisou abrir muitas vagas para profissionais de UX – o sucesso do negócio, afinal, está na experiência positiva de seus clientes. Em um curto espaço de tempo, o time de User Experience passou de 3 para 15 pessoas, o que exigiu a criação de um programa interno de treinamento para guiar os primeiros passos dos novos colaboradores.

Outra empresa que se destaca nesta área é a Catarinas Design de Interação, com sede em Florianópolis (SC) e que oferece interface para software, aplicativos mobile e web, além de pesquisas com usuários, consultorias, treinamentos e workshops. As sócias fundadoras, Julia Ghisi e Priscila Albuquerque costumam auxiliar empreendedores em vários programas de desenvolvimento de novos negócios, como Startup Weekend, Social Good Brasil e StartupSC, do Sebrae/SC, entre outros.

Para os empreendedores interessados nas técnicas de UX, o SIS/Sebrae recomenda:

Conheça o portal UX Collective BR, que trata de assuntos sobre user experience, usabilidade, design de interação e de produto. O site é referência entre os profissionais da área, sempre apresentando novidades, dicas e tendências da área;

Existem diversas ferramentas de UX e UI disponíveis no mercado. E, para trabalhar com projetos nesse campo, seja para profissionais que estão iniciando nessa carreira, seja para os que já atuam, é fundamental estar atento às novidades que estão surgindo e sendo utilizadas. Conheça as principais ferramentas selecionadas pela Aela Design & Courses;

Acompanhe os relatórios de inteligência que são publicados no portal do SIS Sebrae/SC e mantenha-se atualizado, gratuitamente, sobre os assuntos que estão em destaque no setor de economia digital.

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.