Notícias

Por que as empresas latinas são a ‘bola da vez’ no mercado de software?

São cada vez mais comuns as empresas que apostam em subcontratar companhias latinas para o desenvolvimento de softwares, com o objetivo de expandir seus negócios, já que, assim, reduzem seus gastos e ganham terreno no mercado de forma mais rápida.

O software ‘outsourcing’ consiste na contratação de uma empresa para que realize uma atividade específica ou forneça um serviço pontual. Essa subcontratação de prestadores de serviços externos permite à contratante delegar determinadas tarefas e, assim, dedicar-se a questões que são chave para o seu negócio.

Ainda que a Ásia tenha sido – e siga sendo, – um destino popular no desenvolvimento de softwares, a América Latina é uma região que promete em matéria de software ‘outsourcing’, algo já comprovado por muitas empresas dos Estados Unidos e da Europa que utilizam essa ferramenta para crescer a nível mundial.

Além da qualidade já testada por grandes multinacionais que fazem uso de softwares da América Latina, como Amazon, Facebook e Wizeline, os fabricantes da região possuem diversos fatores competitivos. Entre eles, eu destaco a proximidade das cidades-polo uma das outras e a proximidade com os EUA, – o que configura em uma diferença pequena de fuso horário e maior facilidade para a operação no dia-a-dia, – além dos custos mais competitivos em relação a companhias da América do Norte.

A recente pesquisa global Skill Index 2019, desenvolvida pela instituição Coursera, destaca os países com maiores habilidades profissionais e coloca a Argentina como principal potência na categoria de “tecnologias inovadoras”, o que demonstra o fortalecimento da América Latina no assunto. De outro lado, no posto 30, na media do ranking, está o Brasil, que aparece como um dos países mais competitivos e entre os emergentes em matéria de tecnologia. A Coursera destaca ainda Peru, Chile e México como emergentes. Esse índice de renome global se baseia nas melhores habilidades profissionais do mundo e ranqueia 60 países em dez diferentes setores.

A presença latino-americana na pesquisa confirma o crescimento e a importância da região nesse setor. Chegou a hora de a América Latina ser a ‘bola da vez’ da tecnologia.

*Nacho de Marco é CEO e co-fundador da BairesDev, empresa argentina desenvolvedora de software com atuação no Brasil

Recent Posts

Gartner: as 4 principais tendências de Data & Analytics para 2024

Nem só de inteligência artificial vivem os executivos de TI das empresas. Sabendo disso, o…

3 horas ago

Tecnologias exponenciais: como elas se aplicam ao seu negócio

As tecnologias exponenciais são aquelas que demonstram rápido desenvolvimento, apresentando um potencial de transformação imenso…

4 horas ago

Rio Grande do Sul: operadoras de telefonia liberam internet grátis

As operadoras de telefonia Claro, TIM e Vivo tomaram a iniciativa de liberar o acesso…

4 horas ago

Nascidos na era verde: como contratar e reter essa geração?

Durante o IT Forum Trancoso 2024, executivos discutiram as estratégias para contratar e reter a…

5 horas ago

Entre healthtechs brasileiras, 89 aplicam inteligência artificial

As startups ativas do setor de saúde – ou healthtechs – alcançaram o número de…

6 horas ago

Humanware Journal: previsões para o mercado de tecnologia nos próximos anos

Que tal fazer um diário do futuro para que possamos revisitá-lo? Essa foi a proposta…

22 horas ago