Por que aprimorar a área de projetos da sua empresa?

Importante setor da organização, a área de projetos ajuda no cumprimento de prazos de cada demanda e tomadas de decisões mais assertivas

Author Photo
11:06 am - 01 de julho de 2020
área de projetos Business People Meeting using laptop computer,calculator,notebook,stock market chart paper for analysis Plans to improve quality next month. Conference Discussion Corporate Concept

O universo corporativo vem se reinventando progressivamente. Diante de tantas mudanças, que envolvem desde a inserção de conceitos tecnológicos a novos modelos de gestão, para que as empresas consigam alcançar seus objetivos, desenvolver estratégias que aumentem a eficiência operacional é indispensável. Nesse sentido, antes de mais nada, o gerenciamento de projetos, que visa a aplicação de técnicas, conhecimentos e habilidades para executar processos de forma mais eficaz, é uma ação extremamente importante para que as empresas prosperem.

Para se ter uma ideia, de acordo com dados do Instituto de Gerenciamento de Projetos (PMI), atualmente, 20% do Produto Interno Bruto (PIB) do mundo é investido na execução dos mais diversos tipos de projetos. Isso significa que 12 trilhões de dólares de toda a riqueza mundial são gastos com o esforço de melhorar, criar ou construir algo, por meio do planejamento.

Diante deste cenário, como desenvolver e aprimorar, de maneira assertiva, este departamento tão necessário para uma empresa? A pergunta pode ser complexa, visto que cada instituição tem sua forma de operar. Entretanto, alguns fatores são determinantes para a construção de um projeto eficiente.

A eficiência operacional

Definir as responsabilidades de cada profissional é a primeira etapa de qualquer projeto. Além disso, é essencial estabelecer estratégias que contribuam para o planejamento de forma mais eficiente, como melhorar a comunicação entre as equipes, definir um cronograma e metas bem claras e gerenciar os riscos. Outros pontos são cruciais, tais quais:

Definir indicadores de performance: os indicadores são importantes ferramentas de gestão. Utilizadas para orientar e avaliar performance de um time ou processo, essas métricas permitem a identificação de pontos como a aderência a prazos, desempenho e o impacto que as medidas tiveram no dia a dia do negócio. Deste modo, é possível garantir eficiência nos processos, identificando a qualidade do trabalho ou eventuais problemas.

Estabelecer reuniões periódicas entre as equipes: durante cada etapa de definição de um planejamento, é essencial realizar reuniões. É uma estratégia simples, mas que pode evitar possíveis problemas durante a operação, além de manter os times sempre alinhados.

Adquira uma solução de gestão de projetos: um software de gestão de projetos oferece grandes impactos positivos nos processos gerenciais. Isso porque ele trabalhará armazenando e conectando todas as informações sobre cada etapa, agregando metas, rotinas, estratégias, responsabilidades e indicadores em um único lugar.

Benefícios de um time de projetos bem estruturado

Após definida todas as estratégias, é possível que as operações da empresa sejam realizadas de maneira mais assertiva, garantindo bons resultados, reduzindo os custos e aumentando os lucros. Além do ganho de eficiência operacional, é possível destacar outros benefícios, como:

  • Melhor cumprimento dos prazos;
  • Controle sobre o ROI (Retorno sobre Investimentos);
  • Aumento de produtividade;
  • Tomada de decisões mais assertivas;
  • Atendimento ao cliente otimizado.

Por fim, é importante destacar que, para que a gestão de projetos seja bem definida, é necessário o apoio de todos os integrantes da empresa, visto que esse é um trabalho de mão dupla e necessita dos esforços em conjunto. O líder, por sua vez, deve gerir de forma responsável todos os projetos, a fim de atingir os objetivos estabelecidos antes do início de cada um. Além disso, é seu dever gerenciar as equipes, monitorar cada etapa e processo e manter o time empenhado em suas atividades.

Reforço o que essa tarefa é complexa e demanda muitos cuidados e colaboração de todos. No entanto, com toda certeza, o gerenciamento correto é essencial para o crescimento de sua empresa!

*Luiz Gustavo Dias é Tech Partner na logithink

Tags:

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.