Um novo estudo conduzido por pesquisadores da Kellogg School of Management, Questrom School of Business e Boston University sugere que sites estão ganhando menos dinheiro por conta da Lei Geral de Proteção de Dados da Europa (GDPR). Segundo informações do MIT Technology Review, esse é o primeiro estudo sobre o impacto da lei de privacidade na receita de negócios online.
Para a pesquisa, os autores analisaram dados do serviço de marketing na web Adobe Analytics, comparando os números antes e depois da implantação da GDPR, que entrou em vigor em maio de 2018. As informações abrangem 1,5 mil empresas online, incluindo 128 dos 1 mil principais sites globais. Os resultados mostraram que as visualizações de páginas e receitas apresentaram queda de cerca de 10%, o equivalente a US$ 8.000 a menos em faturamento por semana.
Impacto do GDPR
O GDPR torna mais difícil a coleta de dados dos usuários para as empresas. Desde a sua regulamentação, o público precisa dar permissão para ser rastreado, o que pode prejudicar o faturamento das companhias por dois motivos. Com os constantes pop-ups solicitando permissão para o compartilhamento de dados, as pessoas podem ter começado a se preocupar com a sua privacidade e reduziram o consumo online. Com isso, a medida pode ter diminuído a quantidade de informações que as empresas utilizam para tomar decisões assertivas.
Apesar da queda de receita de 10% parecer preocupante, o valor real deve ser menor. Os dados do Adobe Analytics que serviram de base para os pesquisadores também estão sujeitos ao GDPR, o que significa que, assim como menos pessoas estão compartilhando dados com outros sites desde maio de 2018, menos estão compartilhando dados com o Adobe Analytics.
Para os analistas, pode haver um grupo de pessoas que segue navegando e consumindo tanto quanto antes, mas sem aparecer no conjunto de dados da Adobe. Dessa forma, não se sabe o impacto exato da lei nas empresas.
No mundo do empreendedorismo, onde cada passo é uma jornada de descobertas e superações, as…
O Google DeepMind e a Isomorphic Labs revelaram o AlphaFold3 nesta quarta-feira (8), uma inovação…
O TikTok anunciou nesta quinta-feira (9) que implementará um sistema de rotulagem automática para identificar…
A Inmetrics e o Parque Científico e Tecnológico da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), gerido…
As recentes enchentes no Rio Grande do Sul não afetaram apenas pessoas, mas também milhares…
Toda semana, o IT Forum reúne as oportunidades mais promissoras para quem está buscando expandir…