Poli-USP inaugura laboratório de pesquisa em internet das coisas

Espaço contará com equipamentos para o desenvolvimento de protótipos, cabeças de série e produtos inovadores

Author Photo
11:02 am - 21 de dezembro de 2017

 

Parte do Plano Nacional de Internet das Coisas do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações, o Centro Interdisciplinar em Tecnologias Interativas da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (CITI-USP) inaugura hoje (21/12), a Central Multiusuário em Manufatura Avançada em Internet das Coisas (IoT).

O CITI-USP é um Núcleo de Apoio à Pesquisa vinculado à Escola Politécnica da USP, que desenvolve atividades de pesquisa para promover a inovação no contexto de tecnologias de comunicação e informação.

A Central Multiusuário será voltada especificamente para pesquisa e desenvolvimento em Internet das Coisas (IoT). Conta com equipamentos de última geração para o desenvolvimento de protótipos, cabeças de série e produtos inovadores. Será disponibilizada para a comunidade científica, empresas incubadas, startups e outras iniciativas científicas e empresariais voltadas para a inovação.

O Plano Nacional em Internet das Coisas, que deverá ser lançado em breve, tem como base o estudo técnico encomendado pelo MCTIC e o BNDES para acelerar a implantação da Internet das Coisas como instrumento do desenvolvimento sustentável do país. No plano proposto, foram identificados quatro ambientes prioritários Cidades; Saúde; Agronegócio e Indústria. A iniciativa da Escola Politécnica da USP insere-se no contexto de criação de ecossistemas de inovação preconizados no plano.

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.