Podcasts já podem ser ouvidos direto da busca do Google

Tem ficado cada vez mais fácil encontrar episódios de podcasts: o pessoal do Google iniciou testes com episódios direto das buscas.

Author Photo
10:00 am - 12 de agosto de 2019

Muito se fala que 2019 é o “ano do podcast”, e as empresas de tecnologia certamente estão apostando nessa ideia. No final da última semana, o pessoal do Google trouxe uma bela novidade e diretamente do buscador.

Iniciando os testes apenas nos Estados Unidos, usando o Google você pode buscar por um certo tópico e ouvir um podcast direto dos resultados.

Por exemplo, você pode buscar por “podcasts about technology” e os resultados terão episódios para você ouvir direto dessa página. Isso, claro, ao lado de informações, links, notícias, imagens, vídeos.

Podcasts grilling desktop.max

Como explicado por Zack Reneau-Wedeen, gerente de produto do Google Podcasts, “sempre tem mais informações por aí.”

A ideia é que os tópicos tragam de forma agregada também episódios relevantes sobre as buscas. Como citado no blog do Google, o termo “podcast” até deixará de ser necessário, já que a pesquisa também incluirá os episódios.

O que ainda vem por aí

A mesma funcionalidade chegará para o Google Assistente e para a versão web do Google Podcasts ainda em 2019. Neste caso, você usará o comando “Ei Google, reproduza um podcast sobre videogames“, por exemplo, e ele vai sugerir episódios relevantes.

Já na versão web, você poderá procurar normalmente por programas e episódios. Vale lembrar que o progresso é sincronizado em todos os seus dispositivos, então você pode começar pelo computador e terminar no celular.

Para os criadores de conteúdo, o Google cita que parte do trabalho da companhia é de ajudá-los “a criar audiências e expandir seus negócios“. Também em breve, será adicionada a possibilidade dos editores especificarem onde você poderá ouvir os episódios.

Em outras palavras, será adicionada a informação de que os episódios estão disponíveis em outros aplicativos ou websites. Mas, também, que os podcasts “podem estar disponíveis exclusivamente por compra ou assinatura.

Inicialmente, mais uma vez, os novos recursos estão disponíveis apenas nos Estados Unidos. A empresa ainda não deu uma previsão de quando ele chegará em outros países.

Tags:

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.