Podcast IT Forum Líderes conversa com Nelson Campelo, CEO da Atos

À frente da operação da multinacional francesa para América do Sul, executivo detalha a carreira e compartilha aprendizados sobre sua liderança

Author Photo
5:28 pm - 11 de maio de 2021

Nelson Campelo, CEO da Atos para a América do Sul, deixou a cidade natal, Porto Alegre, no Rio Grande do Sul, logo após a faculdade para dar início àquela que seria uma carreira diversa em tecnologia. Um dos primeiros empregos se deu na gigante de tecnologia IBM. “Uma grande escola”, diz Campelo ao podcast IT Forum Líderes. Depois vieram passagens pela Ericsson, Capegmini, Nokia, Avaya e a liderança e sociedade da startup de infraestrutura na nuvem, a Ustore.

Campelo olha para as experiências profissionais e corporativas a partir da perspectiva dos aprendizados. Não foi diferente quando respondia como CEO da Ustore. “Foi uma grande escola. […] Você acumula uma responsabilidade muito grande que, claro, eu dividia com os meus sócios. Trouxe uma resiliência muito forte”, conta.

O retorno para o mundo corporativo também permitiu as comparações. “Você acaba desmistificando um pouco aquelas vantagens do mundo corporativo e passa a dar muito valor para os aspectos do dia a dia dos negócios, das pessoas. É difícil, mas eu recomendo para aqueles que puderem, fazer esse trajeto”, aconselha.

Na multinacional francesa Atos desde 2019, quando assumiu a posição de CEO para a América do Sul, Campelo vê a liderança como algo que evolui ao longo do tempo. “Eu acredito que é muito importante que, nós líderes, entendamos que estamos nesta posição e não somos”, diz sobre a cadeira de CEO. “Isso faz com que muitas das nossas atitudes sejam orientadas para desafios que temos e, principalmente, para ajudar colaboradores e colegas. Eu costumo dizer que eu sou um grande facilitador, nesse sentido a gente tem que ter características para aplicar em certos momentos que exigem tomada de decisão, como também sermos muito abertos ao diálogo”.

A entrevista completa com Nelson Campelo está disponível no podcast IT Forum Líderes.

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.