Mais lidas
1

Negócios

Gartner: mercado global de RPA atingirá US$ 2,9 bi em 2022

2

CIO

76% dos CIOs não confiam na própria organização para se defender contra roubo de dados

3

Notícias

Um terço dos brasileiros já foi vítima de fraude com cartão de crédito, diz IBM

Inscreva-se na nossa Newsletter

Fique ligado!

Obtenha os mais recentes artigos e atualizações de tecnologia que você precisa saber, você ainda receberá recomendações especiais semanais.

News

E-mail Cadastrado com sucesso! 😄

IT Forum
Fóruns
Notícias
Colunas
Estudos
Vídeos
Podcasts
HIT - Materiais Gratuitos
Newsletter IT Mídia
IT Mídia

3 momentos
no ano

Visite o site
post

IT Forum Ibirapuera

Redescoberta Criativa no maior parque do Brasil.
post

IT Forum Trancoso

Saiba tudo sobre liderança no mercado de TI
post

IT Forum Itaqui

Saiba tudo sobre liderança no mercado de TI

Edições anteriores

Veja todas as edições
(Em breve)

TODAS

Mais recentes

As últimas no IT Fórum

CATEGORIAS
Especiais

Especiais

Artigos exclusivos
produzidos pelo IT Fórum

Liderança

Liderança

Saiba tudo sobre liderança
no mercado de TI

Carreira

Carreira

Notícias para impulsionar
sua carreira

Negócios

Negócios

Grandes empresas,
startups, franquias e mais

Tendências

Tendências

Descubra o que está em
alta em TI

DA REDE

ComputerWorld

O porta-voz do mercado de
tecnologia.

CIO

Gestão, estratégias e
negócios em TI.

Estudos

Estudos destinados a TI e ao mercado

Executivo de TI

CIOs e executivos da indústria de TI que tiveram iniciativas
de destaque.

Antes da TI

Pesquisa com objetivo de
ajudar na tomada de decisões em TI.

As 100+ Inovadoras

Inovação nas maiores empresas do país.

Página de estudos

Veja todos os estudos

IT Forum
  • Home
  • Fóruns
  • 3 momentos
    no ano

    Visite o site
    post

    IT Forum Ibirapuera

    post

    IT Forum Trancoso

    post

    IT Forum Itaqui

  • Notícias
    • Especiais Especiais
    • Liderança Liderança
    • Carreira Carreira
    • Negócios Negócios
    • Tendências Tendências
    • Ver todas as Mais recentes
    • Brandchannels
    • Brandspaces
  • Colunas
  • Estudos
  • Estudos destinados a TI e ao mercado
    • Executivo de TI
    • Antes da TI
    • As 100+ Inovadoras
  • Vídeos
  • Podcasts
  • HiT - Materiais Gratuitos
  • Anuncie
    Envie Seu Release
    Fale Conosco
    Revistas
    Newsletter
    IT Forum IT Forum IT Forum IT Forum
X
CONTEÚDO ORIGINAL
Agora os conteúdos da CIO estão no IT Forum! Para saber mais clique aqui
  • Home >  
  • Notícias >
  •  CIO

PMEs brasileiras se sentem digitalmente prontas para o pós-pandemia

Estudo da Microsoft e da Edelman traça perfil digital nas pequenas e médias empresas brasileiras. Momento é de otimismo, apesar dos desafios

Marcelo Gimenes Vieira
20:01 pm - 28 de janeiro de 2021
Adobe Stock

As pequenas e médias empresas brasileiras estão muito otimistas com relação ao uso da tecnologia que adotaram ao longo do período de pandemia. Pouco mais de metade delas (52%) usa algum tipo de tecnologia diariamente, e 29% a consideram parte essencial aos seus negócios.

Esses são alguns dos resultados de um estudo feito pela Edelman e encomendado pela Microsoft, que aborda especificamente como as PMEs brasileiras se portaram durante a pandemia de COVID-19 em termos de transformação digital – e para onde caminham. Foram ouvidos proprietários e decisores de 505 empresas, de variados segmentos, durante os meses de setembro e outro de 2020.

Nesse momento a primeira onda de
infecções começava a arrefecer. Foram abordados temas como adoção de novas
tecnologias, trabalho remoto, recursos humanos, implementação de estratégias de
marketing digital e capacidade de reinvenção de objetivos e estratégias de
negócio.

“O objetivo foi entender as mudanças,
os desafios e visão das PMEs durante a pandemia, e como elas preveem o pós-pandemia”,
resumiu Tais Pinheiro, diretora de estratégia e criatividade da Edelman Brasil.
“O investimento não foi [feito] só pela necessidade trazida pela COVID-19, mas latente,
já estava na agenda das empresas.”

Para Priscyla Laham,
vice-presidente de vendas para o mercado corporativo e SMB da Microsoft Brasil,
já era imaginado que tecnologias que viabilizam o trabalho remoto – como videoconferência
e computação em nuvem – tivessem sido impulsionadas. Ferramentas de produtividade
e colaboração também ganharam terreno.

O grande desafio para a Microsoft,
diz, é mobilizar seu ecossistema de parceiros – que atualmente conta com 25 mil
revendas – para atender as demandas de tantos negócios em tantas verticais. “Cada
indústria tem necessidades diferentes. Ter esse ecossistema é o que vai
conseguir atender as necessidades das pequenas e médias, o que não dá para
fazer sendo uma empresa de tecnologia”, explica.

Estima-se que na América Latina 60%
dos empregos sejam gerados por PMEs.

Cenário otimista

As PMEs se consideram bastante preparadas
para o pós-pandemia. A maioria (78%) disse que adotar novas tecnologias é a
mudança mais fácil para a retomada. Além disso, 73% das pequenas, médias e
micro empresas se dizem prontas para enfrentar os desafios de marketing digital
e 71% para as questões relacionados ao trabalho remoto.

Mais da metade (51%) das PMEs
dizem ter mudado sua relação com o trabalho remoto durante a pandemia, e 36% terem
mudado objetivos de negócios. O marketing digital virou uma constante para 34%.
 Boa parte delas já adota recursos tecnológicos
como a videochamada (66%) e a nuvem (55%). O trabalho remoto (55%), as
tecnologias de marketing digital (42%) e a aquisição de novos computadores
portáveis (33%) também estão no topo do rodar.

Ferramentas de produtividade
(editores de texto, planilhas e apresentações) são as tecnologias mais conhecidas
(77%), seguidas por nuvem (76%) e videochamada (74%). Big Data & Analytics
e inteligência artificial (IA), por outro lado, são as menos conhecidas, com 37%
e 41% respectivamente.

“Eles [os entrevistados] ainda não
entendem essas tecnologias e nem o valor que tem para o negócio. Não tem
intenção de adotar em curto prazo. Aí surge a oportunidade e o desafio de
democratizar como elas podem ajudar”, diz Tais, se referindo às menos adotadas.

E elas querem continuar
investindo: 82% continuarão comprando tecnologia mesmo quando a pandemia
terminar. Nuvem (com 40%) e tecnologias de marketing digital (36%) estão no topo
da lista de prioridades.

Desafios, é claro

A menor capacidade de investimento
em tecnologia (39%) e a falta de recursos humanos (30%) com competências digitais
adequadas foram apontados como as maiores necessidades das PMEs no que tange a
transformação digital. Também aparecem na lista o suporte dos grandes
fornecedores de tecnologia (26%), uma cultura corporativa mais inovadora (25%)
e resistências dos colaboradores (22%).

No entanto, questões que consideram ser elencadas como desafiadoras por grandes empresas parecem não preocupar as pequenas e médias: 55% concordam que o trabalho remoto e a transformação digital reduzirão o impacto dos negócios no meio ambiente, e 52% se sentem preparadas desafios da segurança cibernética.

O novo momento também afetou as
áreas de recursos humanos das entrevistadas, principalmente as de médio porte, que
passaram a procurar talentos com mais competências digitais – 64% das médias
empresas apostaram na aquisição de talentos com esse perfil. A prioridade dos
RHs a curto prazo é buscar talentos com habilidades para inovar (59%),
competências digitais (56%) e habilidades para trabalhar remotamente (55%).

Mudanças de rumo

Os desafios impostos pela pandemia
também fizeram com que as empresas ouvidas no estudo mudassem objetivos e
estratégias de negócios. Reinvenção de suas estratégias de marketing (60%), reinvenção
do produto ou serviço (45%) e de canais de vendas (41%) foram os mais
mencionados.

As expectativas para o
pós-pandemia são positivas: 75% continuarão reinventado objetivos e estratégias
de negócio e 81% irão manter esforços de marketing digital após a pandemia.

Tags:
Edelman
Microsoft
Pandemia
pequenas e médias empresas
PMEs
Brand Post por EXBIZ

Pesquisa: digitalização muda perfil de consumo de serviços financeiros

Estudo divulgado pela Akamai mostra um novo perfil de cliente, que busca experiências digitais mais completas

Em alta

Negócios

Gartner: mercado global de RPA atingirá US$ 2,9 bi em 2022
Em alta

CIO

76% dos CIOs não confiam na própria organização para se defender contra roubo de dados
Em alta

Notícias

Um terço dos brasileiros já foi vítima de fraude com cartão de crédito, diz IBM
Load more
IT Forum

FÓRUNS

Todos os FórunsIT Forum IbirapueraIT Forum TrancosoIT Forum Itaqui

NOTÍCIAS

Mais recentesLiderançaCarreiraNegóciosTendências

COLUNAS

ESTUDOS

Executivo de TIAntes da TIAs 100+ Inovadoras

VÍDEOS

PODCASTS

HIT

Anuncie
Envie Seu Release
Fale Conosco
Revistas
Newsletter
IT Forum
Política de PrivacidadeTermos de Uso

© Copyright IT MÍDIA - Todos os direitos reservados

Política de PrivacidadeTermos de Uso

© Copyright IT MÍDIA - Todos os direitos reservados