Mais lidas
1

Inovação

Petz avança jornada omnichannel com APIs de geolocalização

2

CIO

Gigantes brasileiras em expansão digital impõem desafios aos CIOs

3

Liderança

João Bortone assume Lenovo ISG para a América Latina

Inscreva-se na nossa Newsletter

Fique ligado!

Obtenha os mais recentes artigos e atualizações de tecnologia que você precisa saber, você ainda receberá recomendações especiais semanais.

News

E-mail Cadastrado com sucesso! 😄

IT Forum
Fóruns
Notícias
Colunas
Estudos
Vídeos
Podcasts
HIT - Materiais Gratuitos
Newsletter IT Mídia
IT Mídia

3 momentos
no ano

Visite o site
post

IT Forum Ibirapuera

Redescoberta Criativa no maior parque do Brasil.
post

IT Forum Trancoso

Saiba tudo sobre liderança no mercado de TI
post

IT Forum Itaqui

Saiba tudo sobre liderança no mercado de TI

Edições anteriores

Veja todas as edições
(Em breve)

TODAS

Mais recentes

As últimas no IT Fórum

CATEGORIAS
Especiais

Especiais

Artigos exclusivos
produzidos pelo IT Fórum

Liderança

Liderança

Saiba tudo sobre liderança
no mercado de TI

Carreira

Carreira

Notícias para impulsionar
sua carreira

Negócios

Negócios

Grandes empresas,
startups, franquias e mais

Tendências

Tendências

Descubra o que está em
alta em TI

DA REDE

ComputerWorld

O porta-voz do mercado de
tecnologia.

CIO

Gestão, estratégias e
negócios em TI.

Estudos

Estudos destinados a TI e ao mercado

Executivo de TI

CIOs e executivos da indústria de TI que tiveram iniciativas
de destaque.

Antes da TI

Pesquisa com objetivo de
ajudar na tomada de decisões em TI.

As 100+ Inovadoras

Inovação nas maiores empresas do país.

Página de estudos

Veja todos os estudos

IT Forum
  • Home
  • Fóruns
  • 3 momentos
    no ano

    Visite o site
    post

    IT Forum Ibirapuera

    post

    IT Forum Trancoso

    post

    IT Forum Itaqui

  • Notícias
    • Especiais Especiais
    • Liderança Liderança
    • Carreira Carreira
    • Negócios Negócios
    • Tendências Tendências
    • Ver todas as Mais recentes
    • Brandchannels
    • Brandspaces
  • Colunas
  • Estudos
  • Estudos destinados a TI e ao mercado
    • Executivo de TI
    • Antes da TI
    • As 100+ Inovadoras
  • Vídeos
  • Podcasts
  • HiT - Materiais Gratuitos
  • Anuncie
    Envie Seu Release
    Fale Conosco
    Revistas
    Newsletter
    IT Forum IT Forum IT Forum IT Forum
X
  • Home >  
  • Notícias

Plataformas de e-commerce aceleram digitalização de microempreendedores

Pesquisa aponta que 80% dos lojistas usam plataformas para vender online; pequenas empresas detêm 52% do e-commerce

Redação
20:08 pm - 05 de agosto de 2021
Divulgação

Plataformas prontas para e-commerce são usadas por mais 80% dos lojistas do comércio eletrônico. Uma alternativa ao sites desenvolvidos sob encomenda, essas soluções contribuem para ampliar e democratizar o acesso a tecnologias e ajudam os microempresários a viabilizarem sua presença online.

É o que indica a sétima edição da pesquisa “Perfil do E-Commerce Brasileiro”, conduzida por PayPal Brasil e BigDataCorp. Ela revela que o comércio eletrônico alcançou quase 1,59 milhão de lojas online este ano, um salto de 22% em relação a 2020, quando avançou 40%. O levantamento conclui que esse desempenho é fruto do esforço que pequenos e médios empreendedores vêm dedicando para alcançar os consumidores.

“O que percebemos nesta edição da pesquisa Perfil do E-commerce Brasileiro é que, no segundo ano de pandemia, houve uma emancipação dos pequenos negócios para médios, dado muito significativo considerando o ritmo de aceleração do comércio eletrônico”, analisa Felipe Facchini, Head de Vendas do PayPal Brasil.

Leia mais: Pesquisa IT Mídia sobre adesão à LGPD vai até sexta-feira (06); participe

As oportunidades para os pequenos empreendedores seguem aquecidas, já que somente 6,19% do varejo brasileiro vende online. “Mais da metade dos e-commerce não tem sequer um único funcionário, ou seja, estamos falando de empreendedores que desempenham todos os papéis em suas empresas”, acrescenta Thoran Rodrigues, CEO e fundador da BigDataCorp.

Em 2020, os e-commerces com faturamento de até R$ 250 mil ao ano responderam por mais de 48% e hoje somam 52,73% do total. Nesse contexto, as plataformas prontas para montagem de e-commerce viabilizam a digitalização dessas pequenas empresas.

Por outro lado, a mudança do comportamento do consumidor fez algumas lojas deixarem de ser consideradas pequenas. O volume de lojas consideradas de médio porte, que recebe entre 10 mil e 500 mil visitantes por mês, saltou de 2,5% para 9,92% em um ano.

Digitalização 

Além da expansão acelerada, o e-commerce no Brasil segue amadurecendo: 60,37% já adotam meios eletrônicos de pagamento (carteiras virtuais), o que representa um aumento de 4,6 pontos percentuais em relação aos achados de 2020.

Outro dado da pesquisa que merece destaque refere-se à inversão da proporção dos métodos de pagamento: em 2015, 60% não aceitavam carteiras virtuais, um aumento de 4,6 pontos percentuais em relação a 2020.

A desconcentração geográfica no setor também chama a atenção. O estado de São Paulo, que historicamente representava cerca 60% das lojas online, hoje abriga 51,8%, o que nos mostra que parte do crescimento do comércio veio de outros estados do Brasil. Despontam Minas Gerais, com salto de 6,20% para 7,24% do volume total no último ano, e Paraná, com evolução de 5,84% para 7,01% no mesmo período.

Entre as soluções adotadas pelas lojas online, a mais popular é a das plataformas fechadas (68,1%), que têm conquistado participação gradual e constante desde o início da série histórica. Em seguida, as lojas sem plataforma são o formato preferido por quase 18,27% dos e-commerce. Plataformas abertas respondem por apenas 12,92% do total de e-commerce.

A adesão ao SSL (Secure Sockets Layer), uma camada de segurança que criptografa os dados transacionados entre consumidor e loja online, voltou a crescer e hoje se encontra em 92,39% dos e-commerce, um recorde desde o início da pesquisa. Em 2020, o número era de 88,43%.

Canais de venda

No universo dos vinte principais marketplaces do Brasil, 372 mil empresas únicas estão vendendo em algum dos sites. Desses, 44,80% têm presença no marketplace e em site próprio.

Aplicativos de everyday spending (aplicativos de gastos diários, como supermercados, restaurantes, farmácias, mobilidade urbana, entre outros) contam com 611.800 empresas únicas nas plataformas. Desse volume, 70% são restaurantes e alimentação; 12,68%, mercado e supermercado; 4,67%, farmácias; e 12,41%, outros tipos de comércio.

Tags:
BigDataCorp
carteiras digitais
comercio eletrônico
e-commerce
PayPal
Perfil do E-Commerce Brasileiro
PMEs
Em alta

Inovação

Petz avança jornada omnichannel com APIs de geolocalização
Em alta

CIO

Gigantes brasileiras em expansão digital impõem desafios aos CIOs
Em alta

Liderança

João Bortone assume Lenovo ISG para a América Latina
Load more
IT Forum

FÓRUNS

Todos os FórunsIT Forum IbirapueraIT Forum TrancosoIT Forum Itaqui

NOTÍCIAS

Mais recentesLiderançaCarreiraNegóciosTendências

COLUNAS

ESTUDOS

Executivo de TIAntes da TIAs 100+ Inovadoras

VÍDEOS

PODCASTS

HIT

Anuncie
Envie Seu Release
Fale Conosco
Revistas
Newsletter
IT Forum
Política de PrivacidadeTermos de Uso

© Copyright IT MÍDIA - Todos os direitos reservados

Política de PrivacidadeTermos de Uso

© Copyright IT MÍDIA - Todos os direitos reservados