Plataforma digital do Bradesco é resultado de trabalho com startup
Grandes empresas têm apostado na aliança com startups para acelerar a inovação e levar novos produtos e serviços aos seus clientes. Esse foi o caminho escolhido pelo Bradesco, que há três anos lançou o InovaBRA, programa de inovação aberta do banco, cujo objetivo é descobrir projetos inovadores aplicáveis em produtos ou serviços financeiros.
Resultado recente dessa estratégia é o Next, plataforma digital do Bradesco, que tem como bandeira gerar novas maneiras de o banco se relacionar com os clientes que buscam formas inovadoras de gerenciar seu dinheiro. “O Next auxilia seus clientes nas tomadas de decisões, com produtos e serviços para o gerenciamento adequado do dinheiro, e sugere caminhos para a conquista de seus objetivos”, disse a empresa em comunicado nesta semana ao lançar o app, disponível para Android e iOS.
Durante o CIAB, evento de tecnologia para bancos que acontece nesta semana em São Paulo, Fernando Moraes de Freitas, superintendente-executivo da InovaBRA, contou o Next é a grande aposta da empresa, que foi resultado do trabalho com startups.
Segundo ele, a Sensedia, que participou do InovaBRA, foi responsável pela camada de Interface de Programação de Aplicativos (APIs, na sigla em inglês) do Next. “A startup foi responsável por fazer a integração com o legado. Sem esse movimento, teríamos consumido mais de dois anos para materializar o Next. Esse é apenas um dos ganhos que temos ao acelerar o processo de inovação”, disse.
Freitas apontou que mais de 300 APIs rodam na plataforma, conectando o legado ao novo universo do Next, que é 100% digital. “O Next será um hub de conexões com diversas jornadas, experiências e funcionalidades. Cumprirá o papel de gestor financeiro, oferecendo ferramentas para que a organização do dinheiro esteja sempre apoiada nos momentos de vida do usuário. Tudo isso com alto grau de assertividade”, afirmou, em comunicado, Mauricio Minas, vice-presidente do Bradesco.