Plataforma de RH criada para a Porto Seguro faz a gestão de 10 mil pessoas

Solução da Carpediem RH acompanhou jornada dos contratados pelo programa Meu Porto Seguro. Sistema foi planejado para interações durante a quarentena

Author Photo
8:53 pm - 27 de maio de 2021

Como acolher e garantir com que novos funcionários contratados durante o período da pandemia se sintam parte da empresa? Esse era o desafio da Porto Seguro, que contratou a Carpediem RH em agosto do ano passado para ajudar na gestão da jornada de 10 mil colaboradores contratados pelo programa Meu Porto Seguro.

A consultoria assumiu a missão de implementar uma solução tecnológica capaz de fazer gestão digital do RH do programa e, ao mesmo tempo, manter a eficiência, o acolhimento e a empatia. Para tanto, a Carpediem RH criou o Portal Carpediem 360º, uma plataforma de gestão de RH capaz de gerenciar toda a jornada do colaborador de ponta a ponta.

Com apoio da plataforma, o Meu Porto Seguro movimentou cerca R$ 100 milhões no mercado de trabalho e teve alto impacto social na pandemia. “A consultoria realizou uma grande força tarefa, com o engajamento de todos exclusivos para o programa das áreas jurídica, tecnológica e financeira, além de recursos humanos e marketing”, detalhou Marcelo Farias, CFO da Carpediem RH.

Leia mais: Empresas investirão até 30% da receita em transformação digital em 2021

Da admissão, passando pela integração e engajamento dos candidatos com boas vindas e orientações gerais sobre a oportunidade oferecida (etapa conhecida como onboarding), até os procedimentos de rescisão. Todo esse processo foi centralizado na solução para gerenciar 10 mil contratações em todos os cantos do país. Um processo que, segundo Farias, foi plural e abrangeu diversas culturas.

A simplicidade guiou todos os processos digitais. “Foram apenas quatro etapas para concluir todo o processo de admissão, do cadastro do candidato até a assinatura do contrato de trabalho digital, sempre zelando por uma experiência de sucesso para o colaborador”, detalhou a CEO da Carpediem, Aliesh Costa.

Ao longo dessa jornada, era uma condição que os contatos acontecessem de modo efetivo, sem perder a assertividade e a humanização. Assim, o protocolo de saber ouvir com empatia e compreendendo os problemas e as emoções dos candidatos foi adotado em todas as interações e canais de atendimento.

“Nosso time de RH atuou de maneira muito próxima aos colaboradores, tomando todos os cuidados para que eles se sentissem acolhidos e bem informados, da mesma forma como ocorre nas relações presenciais”, acrescenta. Foram realizadas chamadas de vídeo com cada um dos 10 mil contratados, além de salas virtuais para prover todas as informações necessárias nos momentos de admissão e rescisão.

As contratações do programa Meu Porto Seguro começaram em agosto e se encerraram no mês de janeiro. Os últimos colaboradores contratados trabalharam até o mês de abril, período onde foi finalizado o projeto.

Atendimento humanizado

Um dos diferenciais do projeto consistiu na oferta de materiais interativos aos candidatos e uma central de atendimento online, ao longo de toda a jornada, que funcionou em horário integral, inclusive aos finais de semana. “Sobretudo durante o período de admissão, as dúvidas costumavam ser muito frequentes, por isso, destinamos equipes para atender os colaboradores sempre que precisassem, no momento de sua necessidade”, completa a Aliesh.

Outro ponto de destaque foi o fácil acesso ao holerite digital e também a documentos importantes do processo. Além disso, disponibilizou-se um manual de ergonomia interativo e animado, com informações fundamentais para o trabalho em home office. E, ainda, se criou um dashboard voltado a fornecer indicadores e fazer o monitoramento de performance, com reports diários e semanais do projeto para o cliente, visando garantir o cumprimento de metas.

“A Porto Seguro é uma empresa vencedora porque eles entregam prosperidade para as pessoas, de maneira genuína”, avalia a CEO da Carpediem. “Estamos contribuindo para transformar vidas através do trabalho e isso está sendo muito gratificante, pois esse é o principal propósito da Carpediem”, conclui a CEO da Carpediem.

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.