Plataforma de pagamentos reduz em 50% volume de contestações na Natura

Com solução antifraude da Cybersource, da Visa, operação online das empresas do grupo melhorara conversão de vendas e diminui contestações

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8:55 am - 13 de agosto de 2021
e-commerce consumidores

Para reduzir o número de tentativas de golpe e inibir a ação de fraudadores no e-commerce, a Natura adotou uma solução da Visa – a Cybersource Decision Manager – cujas ferramentas prometem mais segurança nas vendas online. Segundo a própria empresa, isso trouxe aumento na taxa de aprovação de vendas de aproximadamente 10% e queda do índice de contestação de 50% (por parte do comprador, quando a compra realizada com cartão de crédito pessoal não é reconhecida).

Os números consideram o período entre outubro de 2020 e março de 2021. A solução analisa mais de 260 variáveis em cada transação de e-commerce e fornece uma pontuação (score), otimizando o gerenciamento de risco e ajudando na redução de custos operacionais.

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O radar de detecção de fraudes avalia cada pedido usando machine learning, cujos aprendizados se valeram de bilhões de transações da Visa e da Cybersource processadas mundialmente. O aumento da conversão e a queda das contestações permitiram um crescimento de faturamento do canal online de mais de 80% com compras feitas com pagamentos digitais, segundo a Natura.

“A Cybersource nos ajuda a garantir segurança de ponta a ponta nas transações digitais, o que significa tranquilidade e conforto para os nossos clientes”, explica Leandro Galvão, Chief Financial Officer (CFO) e Chief Product Officer (CPO) da Natura &Co Pay na América Latina, unidade de serviços financeiros da empresa. “

A Natura &Co é um grupo global de cosméticos que inclui Avon, Natura, The Body Shop e Aesop. Em 2020, registrou receita líquida de R$ 36,9 bilhões.

Funcionamento

As regras e os parâmetros nos sistemas de gerenciamento de fraude determinam se uma transação deve ser aceita ou rejeitada com base em análises de risco. O Decision Manager possibilita ao comércio eletrônico uma abordagem customizada com testes de funcionamento de regras para entender cenários e chegar no melhor formato para cada negócio.

“É um trabalho conjunto, cocriado, pensando pelas duas empresas, afinal de contas, sabemos da relevância de combater a fraude, não apenas pelo impacto sobre a rentabilidade dos negócios, mas também pela questão de confiança e fidelidade do consumidor final”, diz Gustavo Turquia, diretor de soluções e vendas para o comércio da Visa do Brasil.

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