Plataforma conecta mais de 6 mil colaboradores do Grupo Moura

Moura+, feita em parceria com a Beehome, interliga fábricas, escritórios, transportadoras e unidades de distribuidores do Brasil e Cone Sul

Author Photo
10:32 am - 07 de dezembro de 2021
Moacy Freitas, diretor de Pessoas e Organização do Grupo Moura Moacy Freitas, diretor de Pessoas e Organização do Grupo Moura

Com mais de seis mil colaboradores localizados em sete fábricas no Brasil e na Argentina e em mais de 80 distribuidores, o Grupo Moura tinha o desafio de como se comunicar com os colaboradores certos, no momento ideal e de forma assertiva. Com apoio da plataforma Beehome, o grupo implementou o Moura+, ferramenta que se tornou estratégica para a comunicação interna, conectando simultaneamente os seus colaboradores, independente da função ou localização geográfica.

O projeto nasceu com a reestruturação da área de comunicação interna, iniciada há quatro anos, que expôs a necessidade de implementar um canal de comunicação instantânea. Até então, a organização não possuía uma plataforma digital de comunicação e lidava com a dificuldade de transmitir informações para um grande volume de trabalhadores “deskless”, ou seja, aqueles que não trabalham em uma mesa, e sim atuando nas diversas operações e atividades de uma fábrica.

“Tínhamos a dificuldade de levar informações em tempo real para colaboradores distribuídos em diferentes empresas e localidades. Hoje temos uma comunicação estruturada que oferece um olhar 360 graus e o Moura+, juntamente com outras iniciativas, nos ajudou a trazer uma proposta inovadora com foco em dar protagonismo da comunicação para as pessoas”, detalhou Elizabete Cahú, gerente de comunicação institucional do Grupo Moura. “Hoje ele é um dos nossos veículos internos e o nosso hub de notícias e de interação, permitindo dar voz a todos”.

Leia mais: Sustentabilidade pauta rumos da transformação digital no Bradesco

A gestora explica que a companhia realizou um amplo estudo de mercado antes de optar pela recifense Beehome para desenvolver sua plataforma interna de comunicação. A escolha foi motivada pela facilidade de acesso oferecida pela empresa, uma vez que a solução pode ser acessada pelos colaboradores por meio do aplicativo móvel, que apresenta baixo consumo de internet e não necessitava obrigatoriamente de e-mail. Os recursos de mensuração da solução também foram importantes.

O processo de implementação do Moura+ ocorreu de forma gradual e exigiu que o departamento de comunicação engajasse as outras áreas e fornecesse orientações a gestores e colaboradores, além de materiais informativos sobre como utilizar a ferramenta. Em 2018, a solução foi lançada nas fábricas do Brasil e grande parte do engajamento se deu com o apoio de uma estratégia que envolveu as lideranças.

Ao longo desses anos, a Moura também se fortaleceu como excelente empresa para trabalhar. A pernambucana desde 2018 está no ranking do GPTW e hoje é 50 melhores empresas para trabalhar no país segundo Great Place To Work.

Comunicação 360

Atualmente, a tecnologia permite que todos os colaboradores conversem entre si, independente de empresa, nível hierárquico e de onde estão baseados, o que elevou o sentimento de pertencimento dos funcionários. Em paralelo, o canal é apoiado por uma estratégia de comunicação interna que inclui envio de newsletter diária com os principais destaques da plataforma e uma curadoria de conteúdo.

“Estamos num constante caminho de evolução e todo o trabalho realizado é fruto de uma parceria forte entre as áreas de Comunicação, Gestão de Pessoas e as outras lideranças”, explica Moacy Freitas, diretor de Pessoas e Organização. “Fazemos um trabalho que é traduzido pela comunicação, estreitando vínculos entre todos e entre os negócios. Ter uma plataforma disponível para todos fortalece também a nossa missão de cuidar das pessoas, reverbera no clima corporativo e dá ao colaborador a possibilidade de ser protagonista na geração de conteúdo e na interação com os colegas”, destaca.

O Moura+ teve destaque durante a pandemia como fonte de informação e manutenção dos vínculos. Além disso, a liderança teve papel fundamental atuando em outros formatos de comunicação, como comunicados, cascatas, entre outros.  Dando, assim, o tom adequado a toda comunicação realizada também neste período.

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.