PK Advogados adota solução para compliance de licenciamento de software

Author Photo
12:01 pm - 06 de dezembro de 2017
advogado advogado

O Pinhão e Koiffman Advogados, escritório que oferece serviços jurídicos em várias áreas do Direito Empresarial – com foco em tecnologia e inovação -, substituiu os controles em planilhas utilizados pela área dedicada ao compliance de licenciamento de software pela solução Colaborativo, da Construtivo, companhia de Tecnologia da Informação especializada em soluções de gestão e inteligência empresarial e blockchain.

O projeto visa atender a extensa demanda de controles, fluxos, áreas de atuação e processos internos importantes – tanto quanto andamento de processos judiciais – em que, muitas vezes, as informações estão desestruturadas e, ou, centralizadas com determinadas pessoas. O mercado de software, por outro lado, apresenta para este segmento soluções mais tradicionais, ou seja, que não permitem personalização de acordo com a demanda do cliente.

De olho nos entraves dessas rotinas, a proposta do Colaborativo é controlar os procedimentos jurídicos com foco em produtividade, métricas e segurança da informação, além de uma visão mais gerencial para os fluxos de procedimentos.

Hélio Ferreira Moraes, sócio do PK Advogados, um dos responsáveis pela área de compliance, comenta que o escritório buscou um parceiro que pudesse consolidar este procedimento numa base de dados única e segura, criando fluxos e automatizando as informações para extrair informações de inteligência para o serviço.

O processo

O processo de verificação de usuários de software que estão corretamente licenciados funciona como um inventário da propriedade intelectual, no qual diversos profissionais interagem: os advogados, a equipe de backoffice e a área técnica. Daí a necessidade de uma solução de colaboração entre os integrantes da equipe, que ganham agilidade na comunicação por terem dados estruturados, podendo extrair gráficos, relatórios e dashboards, assim como automatizar os controles contratuais e indicadores de desempenho e qualidade.

A solução adotada integra de forma segura as informações geradas pelo PK e permite que diversos usuários, incluindo departamentos, equipes, clientes e fornecedores, possam colaborar de maneira eficiente no processo.

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.