Pfizer automatiza operações com soluções da Engineering e SAP

Empresa anuncia que descontinua solução fiscal anterior para se voltar à Transformação Digital em parceria com Engineering.

Author Photo
12:21 pm - 24 de setembro de 2019
erp cloud erp cloud

A farmacêutica Pfizer descontinuou sua solução fiscal e anunciou uma parceria com a Engineering, empresa de TI e consultoria especializada em Transformação Digital. A parceria traz as soluções fiscais da Engineering, como o DP-FISC 4.0, nativo ao ERP Sap, e seu robô fiscal Alfredo baseado em RPA (Robotic Process Automation).

Além da adoção de ferramentas mais maduras, a Pfizer também adota a plataforma de gestão fiscal Tax Declaration Framework (TDF) da SAP.

Marta Lima, gerente tributária da Pfizer, afirma que após pesquisar por soluções fiscais de mercado, optou por uma ferramenta nativamente ligada ao sistema de gestão da SAP, evitando “duplicidade de informações e, consequentemente, retrabalhos”.

Primeira etapa

Num primeiro momento, o projeto envolveu o diagnóstico dos processos fiscais da empresa. Esta etapa visa o desenvolvimento de melhorias e parametrizações no SAP ECC para aderir corretamente ao TDF.

Cesar Kazakevicius, head de Tax Solutions da Engineering, fala sobre o processo de construir um escopo de pré-requisitos antes de adotar as automatizações. Isso inclui processos “dos cálculos de crédito de PIS, COFINS e CIAP para produtos da indústria farmacêutica, a automatização das Notas Fiscais, além das readequações e revisões para atender o REINF e o Bloco K, entre outras tributações”.

Nesta etapa de melhorias e parametrizações, a Pfizer afirma que obteve redução de 30% no tempo de recebimento de notas fiscais. Agora, com todas automatizadas num painel eletrônico, também foram reduzidos os números de erros.

Segunda etapa

A segunda fase do projeto de modernização compreende a ativação do TDF e do DP-Fisc 4.0 no SAP. As ferramentas possibilitam o atendimento a todas as suas obrigatoriedades fiscais, o que inclui SPED-EFD (ICMS+IPI), SPED Contribuições (PIS/ Cofins), SPED ECF, SPED ECD, Bloco K, REINF etc.

Estas são gerenciadas por sistemas que garantem a qualidade, controle e unicidade das informações. Nesta etapa, também estão previstos esforços manuais, por isso o robô Alfredo é implementado.

O Alfredo automatiza os processos repetitivos e consegue corroborar para a migração de colaboradores para atividades mais analíticas.

Marta relaciona que a Pfizer está “passando por uma mudança cultural” na área fiscal, que desafia a companhia “a sair de um cenário operacional para controlar melhor as informações” que geram com foco em resultados.

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.