Petrobrás propõe desafio na Competição Brasileira de Robótica 2020

Iniciativa será realizada entre 10 e 14 de novembro de forma gratuita e online

Author Photo
3:37 am - 11 de novembro de 2020

A Competição Brasileira de Robótica 2020, um dos principais eventos brasileiros do setor, organizado pela RoboCup Brazil, acontece entre os dias 10 e 14 de novembro pela primeira vez de forma online.

Desta vez, a Petrobrás está envolvida com o Desafio de Robótica Petrobras, iniciativa que tem como objetivo estimular o estudo e o desenvolvimento de robôs voadores autônomos e inteligentes (drones) ligados a inspeção e operação em faixas de dutos e instalações operacionais. A programação deve ser aplicável a equipamentos reais, que estão sendo desenvolvidos para etapa presencial próxima CBR, que será realizada entre 11 e 15 de outubro de 2021, em Natal/RN.

Leia também: ‘O Dilema das Redes’: afinal, preciso deletar minhas redes sociais?

Desenvolvido em parceria entre o Centro de Pesquisas e Desenvolvimento da Petrobras (Cenpes) e a RoboCup Brazil, o desafio é um modelo reduzido e lúdico que busca simular atividades num ambiente de exploração e transporte petróleo e gás natural.

A Competição Brasileira de Robótica 2020 terá transmissão aberta e gratuita nos canais de YouTube da Competição Brasileira de Robótica (CBR) e da RoboCup Brazil. As atividades do Desafio de Robótica Petrobras ocorrem nesse mesmo período, sempre às 15 horas (horário de Brasília), dentro da programação da CBR.

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.