Notícias

Petrobras obtém 60% mais produtividade usando low-code

O mercado de low-code está crescendo significativamente no Brasil. Quase sete em 10 (69%) dos CIOs de empresas de médio e grande porte utilizam plataformas de desenvolvimento com pouco código, e 31% têm interesse em utilizar a tecnologia. s dados são de uma pesquisa divulgada recentemente pela Outsystems e feita com 85 CIOs. Ela indica que 54% das empresas entrevistadas possuem cerca de R$ 53 milhões de orçamento para investir no método de baixo uso de código em 2024.

Uma das empresas que têm obtido bons resultados com low-code é a Petrobras (veja abaixo). A estatal obteve retorno de investimento de 15% utilizando a tecnologia, com destaque para um projeto específico para a área de logística realizado pela Mirante Tecnologia.

Leia também: Para Totvs, futuro do ERP é cada vez mais B2C

No Brasil, as aplicações em low-code ocorrem, segundo o estudo, em 24% das vezes em projetos de automação de processos, 15% em aplicativos móveis e 13% na área de negócios. Entre os objetivos, a pesquisa da Outsystems indica que a agilidade no desenvolvimento de aplicações aparece em primeiro lugar (18%), aumento de produtividade em segundo (12%) e aceleração do ciclo de vida de desenvolvimento em terceiro (9%).

“As soluções low-code estão cada vez mais presentes em projetos de alta complexidade e importância para os negócios. Essas plataformas permitem que soluções digitais que apoiam o negócio possam ser lançadas em tempo recorde”, observa Danilo Custódio, CEO da Mirante Tecnologia.

Caso da Petrobras de low-code

Com o objetivo de modernizar mais de 300 aplicações como parte de sua estratégia de transformação digital, a Petrobras escolheu a plataforma de low-code da OutSystems para esse desafio e conta com o apoio de empresas como a Mirante Tecnologia para a execução dos projetos.

O projeto começou em 2021, com foco em desenvolver aplicações de missão crítica em low-code para melhorar processos. Com mais de 2 mil aplicações e softwares rodando na Petrobras, a plataforma permite que implementações sejam feitas mais rapidamente e que o tempo de desenvolvimento seja reduzido.

Utilizando IA, por meio de um assistente batizado de AI Mentor, a plataforma da OutSystems ajudou a estatal a registrar produtividade 60% maior, obter retorno de investimento 15% maior e a acelerar o tempo de lançamento de aplicações em menos de um ano.

Envolvendo mais de 250 desenvolvedores OutSystems, o projeto envolveu 60 times ágeis e a previsão é que, até o fim deste ano, a Petrobras some 700 profissionais trabalhando na iniciativa de low-code.

Siga o IT Forum no LinkedIn e fique por dentro de todas as notícias!

Recent Posts

Três pontos para entender a diferença entre Big Data e Datatech

Gestão de dados já é uma peça fundamental para o sucesso de empresas e organizações…

10 horas ago

Suprema Corte dos EUA adia decisão sobre regulação de redes sociais

A Suprema Corte dos Estados Unidos optou por não decidir sobre os direitos de liberdade…

11 horas ago

Participantes da pesquisa ‘Antes da TI, a Estratégia – Indústria de Tecnologia’ receberão relatório exclusivo

Participantes da pesquisa ‘Antes da TI, a Estratégia – Indústria de Tecnologia’ terão acesso terão…

11 horas ago

Senior Sistemas adquire GAtec Gestão Agroindustrial

A Senior Sistemas acaba de anunciar a aquisição da GAtec Gestão Agroindustrial, empresa de tecnologia especializada…

12 horas ago

Acordo bilionário de IA entre Microsoft e G42 enfrenta dilemas de segurança nacional

Em maio, a Microsoft e a G42, uma empresa de inteligência artificial dos Emirados Árabes…

13 horas ago

Internacional migra infraestrutura de TI do estádio Beira-Rio para a nuvem

O estádio Beira-Rio, em Porto Alegre (RS), foi fortemente atingido pelas enchentes que assolaram o…

14 horas ago