Pesquisas indicam desejo crescente do consumidor por interações customizadas

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1:59 pm - 15 de janeiro de 2015
Pesquisas indicam desejo crescente do consumidor por interações customizadas
Consumidores querem que as marcas se relacionem com elas de forma altamente personalizada em diferentes canais. E as empresas precisam se adaptar a esse novo cenário. É o que indicam estudos da Salesforce e da Oracle.

O relatório “State of Marketing 2015”, da Salesforce, conduzido com mais de 5 mil profissionais de marketing de todo o mundo, indica que esse cenário tem feito as companhias aumentarem o investimento em publicidade nas mídias sociais, mobile com base em geolocalização, além de aplicativos e e-mail marketing. 

Entre os entrevistados, 84% disseram que planejam ampliar ou manter os orçamentos de marketing em 2015, com social e mobile marketing no topo da lista de prioridades, criando o que a fabricante chama de ‘jornada do consumidor’. O modelo prega a personalização total de campanhas. 

Sobre o uso de mobilidade para conquistar e fidelizar clientes, 68% relatam que integraram mobile em sua estratégia global de marketing – 48% a mais do que no relatório do ano passado. Além disso, 73% dos profissionais de marketing concordam que o e-mail é fundamental para os negócios, e 92% relatam que mensagens eletrônicas gera retorno sobre o investimento (ROI).

Varejo sai à frente nas ações
A Oracle e a Forrester também conduziram um estudo na área e descobriram que as equipes de marketing do varejo lideram a mudança para o marketing moderno e estão à frente de outros setores.

Para chegar à conclusão, o estudo “Why You Need To Be A Modern Marketer: The Business Impact of Marketing Maturity in the Age of the Customer” entrevistou 491 profissionais responsáveis pelas decisões de marketing nos Estados Unidos, Reino Unido, Alemanha, França e Austrália e analisou a adoção das melhores práticas do marketing moderno em 20 setores da economia, incluindo eletrônicos, energia, serviços financeiros, saúde, manufatura, mídia, varejo e telecomunicações.

De acordo com o estudo da Oracle e Forrester, 46% das organizações de varejo contam com recursos de targeting (segmentação) inteligente, que fornecem feedback e insights avançados em tempo real para aprimorar as interações com os clientes e aumentar a eficácia da função de marketing. Em contrapartida, somente 31% do total de entrevistados de outros setores citaram o mesmo nível de capacidade de targeting.

Ao avaliar a integração de marketing, o estudo descobriu que, atualmente, 42% das organizações de varejo contam com uma plataforma de marketing integrado em diferentes canais para aprimorar a coordenação de marketing, enquanto apenas 14% dos entrevistados de outros setores citaram um nível de integração semelhante.

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