Pesquisadores procuram alternativa para autenticação de dois fatores usando som ambiente

Author Photo
10:32 am - 17 de agosto de 2015
Pesquisadores procuram alternativa para autenticação de dois fatores usando som ambiente
A autenticação de dois fatores pode ser uma alternativa eficaz para proteger suas contas on-line, mas pode ser um problema. Algumas pessoas simplesmente evitam o recurso por considerar um processo demorado inserir códigos enviados por mensagem de texto, por exemplo.

Esse desafio, no entanto, pode estar com os dias contatos com o Sound-Proof, app em fase de desenvolvimento projetado para autenticar logins via som ambiente. 

O Instituto Federal Suíço de Tecnologia, em Zurique, está trabalhando com o recurso e segundo o órgão, o Sound-Proof verifica a conta por meio da comparação do ruído ambiente registrado por seus microfones. A gravação de áudio e a comparação com o usuário torna a experiência semelhante à autenticação apenas com senha.

Os pesquisadores da Sound-Proof dizem que a tecnologia é fácil de usar e funciona com telefones atuais e principais navegadores sem plugins, além, claro de uma conexão de dados. A ferramenta só carrega a assinatura digital dos sons, não os sons reais, para uma camada adicional de privacidade.

A ideia soa interessante até o momento. No entanto, ainda há falhas potenciais. Considere que na mesma sala que você há um hackear, tentando acessar sua conta com uma senha conhecida. Os pesquisadores admitem que isso poderia acontecer, mas, mesmo nesse caso, usar a aplicativo provavelmente seria melhor do que nada para a maioria das pessoas.

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.