Pesquisa: apenas 4% das PMEs estão preparadas para a LGPD

Levantamento da BluePex mostra que 55% dos gestores ainda buscam informações para adequação

Author Photo
3:26 pm - 06 de julho de 2021
privacidade, dados, LGPD

Apesar de estar em vigor desde agosto de 2020, muitos gestores ainda buscam informações sobre os requisitos estabelecidos pela Lei Geral de Proteção de Dados (a LGPD) e potenciais penalidades. Apenas 4% das pequenas e médias empresas, as PMEs, estão totalmente preparadas para a nova legislação – em outubro de 2020 eram 2%.

É o que revela uma pesquisa da BluePex: 55% das empresas ainda buscam informações para adequação e 27% se consideram parcialmente preparadas, enquanto 12% ainda não tem qualquer iniciativa de adequação.

Todas as organizações que lidam com informações pessoais dos consumidores devem se adaptar à LGPD, independe do tamanho que tenham. O descumprimento das novas regras pode ser punido com multas que variam entre 2% do faturamento bruto até R$ 50 milhões por infração.

“O setor de TI é um dos protagonistas dessa nova realidade, sem dúvida, pois está com a responsabilidade de conduzir da melhor maneira os dados coletados, realizando todos os procedimentos indispensáveis de segurança no processo de coleta, armazenamento e tratamento das informações”, diz Jefferson Penteado, CEO da BluePex. No entanto, alerta ele, não é o único, e a adaptação envolve diversos setores das companhias.

Apesar disso, a pesquisa da BluePex aponta que 37% das empresas ainda acreditam que a responsabilidade pela conformidade passa apenas pelo time de tecnologia da informação.

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.