Pesquisa afirma que pandemia atingiu com mais força empresas de mulheres

Fato é relatado por levantamento do Facebook e traz várias descobertas sobre estado de empresários durante o ano

Author Photo
11:00 am - 11 de dezembro de 2020
Foto: Shutterstock

Uma nova pesquisa global com proprietários de pequenas empresas mostra que eles estão mais otimistas em relação ao futuro, mas ainda precisam da ajuda do governo. Também mostra que as empresas pertencentes a mulheres sofreram desproporcionalmente durante o fechamento. Em maio, o Facebook começou a realizar pesquisas mensais com pequenas e médias empresas que possuem páginas no Facebook.

As pesquisas, feitas em colaboração com a Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) e o Banco Mundial, perguntaram sobre fechamentos de empresas, reduções de força de trabalho e ajuda governamental, bem como responsabilidades domésticas dos líderes, seu otimismo geral e outros tópicos. Mais de 25.000 líderes de negócios responderam a cada mês, totalizando mais de 150.000 entrevistados em mais de 50 países.

Aqui estão algumas das principais conclusões da sexta pesquisa, conduzida em outubro e divulgada esta semana, junto com um relatório que analisa todos os dados que os pesquisadores coletaram em 2020.

Menores empresas têm lutado para sobreviver

Cerca de 29% dos entrevistados eram microempresas ou administradas por apenas uma pessoa. O relatório afirma que essas empresas tinham mais probabilidade do que seus pares maiores de ter sofrido uma queda de 50% ou mais nas vendas em comparação com 2019, e eram mais propensas a fechar em um determinado mês. As empresas com menos de 10 funcionários também tinham menos probabilidade do que as empresas maiores de terem recebido empréstimos bancários ou governamentais.

Leia também: Agibank cria a HypeFlame, nova empresa de tecnologia e big data

Empresas pertencentes a mulheres sofreram mais com os bloqueios

As mulheres empresárias foram as mais afetadas pelas ordens de permanência em casa emitidas no início da pandemia, porque eram mais propensas a administrar negócios “não essenciais”. Como resultado, as empresas lideradas por mulheres foram desproporcionalmente prejudicadas pelos efeitos sufocantes dos fechamentos, e mais propensas a fechar do que aquelas administradas por homens.

As mulheres também suportaram o impacto do aumento das responsabilidades domésticas: 31% das mulheres entrevistadas disseram que passaram mais tempo em tarefas domésticas desde o início da pandemia, em comparação com 26% dos homens.

A disparidade de gênero foi maior nos Estados Unidos, onde a proporção de proprietários de negócios que disseram que suas responsabilidades domésticas aumentaram por causa da pandemia foi 21 pontos percentuais maior entre as mulheres do que entre os homens. E mais mulheres do que homens empreendedores relataram que a educação domiciliar, os cuidados com os filhos e as tarefas domésticas afetaram sua capacidade de se concentrar no trabalho.

Empresários estavam melhor (e mais otimistas) em outubro do que em maio

Na pesquisa mais recente, 55% das empresas ainda relatavam vendas mensais mais baixas ano após ano, em comparação com 62 por cento na primeira pesquisa. A parcela de empresas que registrou quedas dramáticas também diminuiu. Na primeira pesquisa, 57% das empresas disseram que suas vendas diminuíram em mais da metade do ano; na última pesquisa, 47% disseram isso.

A maioria dos empresários, 56%, disse que estava otimista ou muito otimista sobre o futuro de seus negócios, ante 54% na primeira pesquisa. De fato, em todas as regiões globais, exceto na Europa, o segmento de líderes empresariais otimistas foi mais alto em outubro do que em maio.

Proprietários ainda querem a ajuda de seus governos

De acordo com o relatório, o apoio do governo que os entrevistados disseram ser mais útil para seus negócios permaneceu consistente: garantias de empréstimo e crédito, diferimento de impostos e subsídios salariais. E os empreendedores não precisam apenas de ajuda financeira. Na última pesquisa, 22% disseram que gostariam de assistência para cuidar de crianças ou outros membros da família, enquanto outros disseram que conforme se ajustassem ao ambiente pós-pandemia, eles poderiam usar o suporte para acessar novos mercados (46%) e adotar o digital ferramentas (35%).

Embora os empresários digam que ainda precisam de ajuda financeira, menos deles estão recebendo apoio do governo do que no início da pandemia, diz o relatório. A proporção de empresas que disseram estar recebendo ajuda diminuiu a cada mês, caindo de 23% em maio para 12% em outubro.

Com informações de Inc.

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.