Mais lidas
1

Inovação

Como a Globo derrotou o pesadelo do ‘loading’ no Globoplay

2

Negócios

Ransomware: um quarto das organizações que pagam resgate não recupera dados

3

Liderança

Anand Eswaran: imaturidade da indústria em proteção de dados é 'chocante'

Inscreva-se na nossa Newsletter

Fique ligado!

Obtenha os mais recentes artigos e atualizações de tecnologia que você precisa saber, você ainda receberá recomendações especiais semanais.

News

E-mail Cadastrado com sucesso! 😄

IT Forum
Fóruns
Notícias
Colunas
Estudos
Vídeos
Podcasts
HIT - Materiais Gratuitos
Newsletter IT Mídia
IT Mídia

3 momentos
no ano

Visite o site
post

IT Forum Ibirapuera

Redescoberta Criativa no maior parque do Brasil.
post

IT Forum Trancoso

Saiba tudo sobre liderança no mercado de TI
post

IT Forum Itaqui

Saiba tudo sobre liderança no mercado de TI

Edições anteriores

Veja todas as edições
(Em breve)

TODAS

Mais recentes

As últimas no IT Fórum

CATEGORIAS
Especiais

Especiais

Artigos exclusivos
produzidos pelo IT Fórum

Liderança

Liderança

Saiba tudo sobre liderança
no mercado de TI

Carreira

Carreira

Notícias para impulsionar
sua carreira

Negócios

Negócios

Grandes empresas,
startups, franquias e mais

Tendências

Tendências

Descubra o que está em
alta em TI

DA REDE

ComputerWorld

O porta-voz do mercado de
tecnologia.

CIO

Gestão, estratégias e
negócios em TI.

Estudos

Estudos destinados a TI e ao mercado

Executivo de TI

CIOs e executivos da indústria de TI que tiveram iniciativas
de destaque.

Antes da TI

Pesquisa com objetivo de
ajudar na tomada de decisões em TI.

As 100+ Inovadoras

Inovação nas maiores empresas do país.

Página de estudos

Veja todos os estudos

IT Forum
  • Home
  • Fóruns
  • 3 momentos
    no ano

    Visite o site
    post

    IT Forum Ibirapuera

    post

    IT Forum Trancoso

    post

    IT Forum Itaqui

  • Notícias
    • Especiais Especiais
    • Liderança Liderança
    • Carreira Carreira
    • Negócios Negócios
    • Tendências Tendências
    • Ver todas as Mais recentes
    • Brandchannels
    • Brandspaces
  • Colunas
  • Estudos
  • Estudos destinados a TI e ao mercado
    • Executivo de TI
    • Antes da TI
    • As 100+ Inovadoras
  • Vídeos
  • Podcasts
  • HiT - Materiais Gratuitos
  • Anuncie
    Envie Seu Release
    Fale Conosco
    Revistas
    Newsletter
    IT Forum IT Forum IT Forum IT Forum
CONTEÚDO ORIGINAL
Agora os conteúdos da CW estão no IT Forum! Para saber mais clique aqui
  • Home >  
  • Notícias >
  •  ComputerWorld

Pequenos negócios impulsionam criação de lojas virtuais no Brasil

Segundo mapeamento divulgado por PayPal e BigData Corp, expansão de lojas virtuais no país aumentou 40,7% no ano; uso de redes sociais foi destaque

Redação
08:08 am - 27 de agosto de 2020
Adobe Stock

O distanciamento social fez com que uma grande de pequenos negócios criasse uma presença na web para conseguir manter ao menos parte do faturamento. E esse movimento já foi sentido dentro do mercado: em 2020, foram criadas mais de 1,3 milhão de lojas on-line, com um ritmo de crescimento de 40,7% ao ano, de acordo com o mapeamento Perfil do E-Commerce Brasileiro, divulgado nesta quarta (26) por por PayPal e BigData Corp. 

E a grande maioria do público que compõe esse dado é formada por pequenos empreendedores: 88,7% dos sites encontrados são de lojas virtuais que possuem até 10 mil visitas por mês; 76,5% oferecem até dez produtos no site; 52,6% não possuem empregados e 48% faturam até 250 mil por ano. 

Para Thiago Chueiri, diretor de Desenvolvimento de Negócios do PayPal Brasil os resultados já refletem parte da entrada das PMEs ao digital para diversificar a fonte de renda. “Claro que [esse mapeamento] pega uma parte do reflexo da pandemia, que digitalizou uma série de consumidores e empreendedores também. É um segmento, hoje, diferente de seis meses atrás. A quarentena forçou drasticamente essa digitalização.” 

Esse movimento tem sido visto em todas as partes do mundo. Globalmente, mais de 21 milhões de novos consumidores e 1,7 bilhão de novos empreendedores criaram uma conta no PayPal. Apesar de esses serem números globais, Chueri afirma que, no Brasil esse movimento ocorreu “acima da média” mundial, por conta do fato de a empresa ainda estar em processo de digitalização. 

Vale ressaltar que o número de empresas adentrando os canais digitais deve ser bem maior: a pesquisa monitora apenas negócios que criaram lojas virtuais próprias durante o período, não abrangendo marcas que atuem com presença 100% via marketplace, expondo produtos em sites como Amazon, Americanas, Casas Bahia e Magazine Luiza.   

Detalhes do mapeamento 

A utilização de carteiras virtuais como forma de pagamento também se expandiu em comparação com 2019: atualmente, 55,68% dos domínios aceitam essa solução, contra 50,28% dos e-commerces identificados no ano passado. 

Do ponto de vista geográfico, um pouco mais de 90% dos e-commerces estão localizados na região Sul e Sudeste do país —, com destaque para o estado de São Paulo, que concentra 58,95% das empresas.  

Apesar de a pesquisa não ter feito uma análise específica sobre as áreas de negócio que mais entraram no digital durante os últimos meses, o estudo apontou um crescimento de empresas do setor de alimentação (restaurantes, pizzarias, hamburguerias etc). 

“Você vê [muitos casos de gente] que tinha um restaurante sem a opção de o cliente comprar as coisas pela internet. E isso vira mais um canal de venda: na hora em que ele puder manter a loja física funcionando, dificilmente ele vai apagar o e-commerce, porque ele vira um gerador de receita adicional”, explica Thoran Rodrigues, CEO e fundador da BigData Corp. 

Ao mensurar as lojas virtuais que também possuem presença em marketplaces,  o mapeamento identificou que 41,12% do público anuncia seu produto em até 2 plataformas. Percentualmente falando, o crescimento mais expressivo foi encontrado nas empresas que anunciam em mais de 5 marketplaces: o número saiu de 0,10% para 12,43%. 

O maior desafio dos sites ainda está no quesito acessibilidade: apenas 0,06% dos sites analisados são totalmente acessíveis. “[essa falta de acessibilidade] pode ser uma imagem que não está descrita ou um problema de navegação. Não significa que o site não é utilizável, mas que a experiência que uma pessoa com deficiência tem ao acessar esse conteúdo não é a mesma que uma outra pessoa teria”, afirma Rodrigues. 

Atendimento em rede social vira fator de decisão para compra 

O YouTube aparece como a plataforma de maior crescimento: saiu de 32,2% em 2019 para 39,8% na edição atual do mapeamento. Rodrigues, da BigData, explica que essa mídia está sendo mais explorada pelos para a produção de conteúdos para apresentar um produto ou serviço, bem como a criação de tutoriais explicativos.

“A gente está vendo uma adoção por parte dos vendedores de ferramentas cada vez mais visuais e até, de certa forma, mais interativa, para engajar com seus clientes” afirma. 

Para Chueri, do PayPal, o empreendedor que se preocupar com um bom atendimento em plataformas digitais pode angariar uma base muito mais leal. “O que a gente viu, nesse momento de estresse da pandemia, é que o usuário está mais sensível. Se um bom serviço é prestado, elogios são feitos. O que era mais difícil anteriormente. Agora, um serviço que é mal prestado, o usuário está com menos paciência”. 

Mesmo com a cada esperada do consumo on-lineapós um maior controle de contágio da Covid-19, o executivo acredita que o uso de canais virtuais é um hábito que será incorporado por muitos brasileiros.

“A gente sabe que o home office vai estar muito mais presente no cotidiano do consumidor brasileiro e digital. Estando mais presente em casa, o usuário tende a consumir mais pelos meios digitais”, afirma. 

Tags:
BigData Corp
e-commerce
PayPal
Brandspace por SAP

Hora de transformar a cadeia de suprimentos

Trabalho conjunto entre compradores e fornecedores pode transformar a cadeia de suprimentos em vetor de sustentabilidade. Empresas como a SAP já trabalham com esse objetivo.

Em alta

Inovação

Como a Globo derrotou o pesadelo do ‘loading’ no Globoplay
Em alta

Negócios

Ransomware: um quarto das organizações que pagam resgate não recupera dados
Em alta

Liderança

Anand Eswaran: imaturidade da indústria em proteção de dados é 'chocante'
Load more
IT Forum

FÓRUNS

Todos os FórunsIT Forum IbirapueraIT Forum TrancosoIT Forum Itaqui

NOTÍCIAS

Mais recentesLiderançaCarreiraNegóciosTendências

COLUNAS

ESTUDOS

Executivo de TIAntes da TIAs 100+ Inovadoras

VÍDEOS

PODCASTS

HIT

Anuncie
Envie Seu Release
Fale Conosco
Revistas
Newsletter
IT Forum
Política de PrivacidadeTermos de Uso

© Copyright IT MÍDIA - Todos os direitos reservados

Política de PrivacidadeTermos de Uso

© Copyright IT MÍDIA - Todos os direitos reservados

//