Categories: Notícias

Pequenos e médios provedores de telecom na AL demandam sistemas integrados de suporte

Apesar de reconhecer a importância dos sistemas de suporte a operações (OSS) para suas atividades, a grande maioria dos prestadores de serviços de telecomunicações de pequeno e médio porte na América Latina não dispõe de soluções desse tipo integradas, tornando possível o compartilhamento de informações e a automação de processos fim a fim. Essa é uma das principais conclusões da pesquisa Maturidade Tecnológica da Operação de Telecomunicações na América Latina, realizada pelo CPqD.

Para chegar a essa conclusão, foram entrevistados executivos de 38 pequenas e médias empresas provedoras de serviços de comunicação, de 14 países latino-americanos. As respostas indicaram que 37% das empresas pesquisadas possuem os cinco principais sistemas OSS: gestão da rede externa, gestão da rede interna, gestão integrada de equipamentos e redes, monitoramento de rede óptica e gestão de ordens de serviço. Porém, apenas 8% dos provedores consideram que suas soluções OSS estão completamente integradas.

O estudo do CPqD também revelou que a maioria (68%) dos provedores utiliza processos automatizados na identificação e localização de falhas em sua rede, com o objetivo de restabelecer o serviço mais rapidamente. Porém, outros processos operacionais importantes, que podem trazer ganhos financeiros significativos para a empresa, ainda não foram automatizados. 

É o caso da descoberta e reconciliação de inventário (apenas 34% das respostas), da identificação de áreas de saturação de serviços e demandas não atendidas (34%) e do cálculo de custos de materiais e mão de obra de projetos (29%).

Outro indicador relevante da pesquisa refere-se ao grau de satisfação dos provedores com os fornecedores das soluções utilizadas. Mais da metade (58%) dos entrevistados disse estar insatisfeita com os custos, tempo e qualidade da implementação, quando solicita ao parceiro adequações ou a evolução da solução OSS.

Recent Posts

Uso de IA nas corporações exige análise de maturidade, diz CEO da Aoop

Um estudo global feito pela Edelman, o Trust Barometer 2024, descobriu uma lacuna entre a…

37 minutos ago

Zeztra transaciona R$ 100 milhões em 2023 e planeja expansão

A Zeztra, fintech especializada em recebimentos e cobranças com sede em Sorocaba (SP), terminou 2023…

2 horas ago

Começa amanhã! IT Forum Trancoso 2024 debate impacto da Revolução Verde na TI

O IT Forum Trancoso 2024 está chegando! Começa nesta quarta-feira, dia 01 de maio, o…

4 horas ago

Você sabe o que são os LLMs? Descubra o futuro das IAs

Imagine um futuro onde as máquinas não apenas executam tarefas repetitivas, mas também dialogam conosco…

5 horas ago

Brasileiros se destacam em soluções bancárias que melhoram experiência do cliente

Ainda que a bancarização tenha crescido na América Latina, os limites de crédito ainda são…

7 horas ago

CodeBit: tecnologia para Fundações e Instituições é desafio por falta de investimento

A CodeBit nasceu com o objetivo de unir tecnologia com impacto social para mudar a…

22 horas ago