Pequenas empresas são as mais impactadas pela crise, mas as mais confiantes com retomada dos negócios

Muitos microempresários se adaptaram à crise, implantando tecnologia e criando novos empreendimentos e atividades paralelas, apontou estudo da GoDaddy

Author Photo
6:00 pm - 20 de agosto de 2020

Apesar do impacto da Covid-19, uma pesquisa da GoDaddy revelou que sete em cada dez empresários esperam se recuperar dentro de um ano. A Pesquisa Global de Empreendedorismo GoDaddy, que examina como a pandemia impactou as menores empresas do mundo, aponta que a pandemia afetou severamente os negócios de 75% delas, que relataram queda nas receitas durante a quarentena. Das 5.265 empresas pesquisadas em dez países, mais de 90% têm dez funcionários ou menos, e metade afirmou ser empreendedores individuais.

A pesquisa foi realizada em junho, quando alguns países começaram a emergir do bloqueio e alguns países, como os EUA, se preparavam para um novo surto de impacto. Segundo o relatório, duas em cada cinco empresas tiveram de fechar pelo menos temporariamente, seja por razões de segurança ou porque não conseguiram os produtos e materiais necessários para permanecerem abertas.

No entanto, os proprietários de pequenas empresas estão determinados a sobreviver, afirma o estudo. Sete em cada dez empresários disseram que esperam se recuperar dentro de um ano e 63% relataram que esperam crescer, pelo menos, 25% nos próximos três a cinco anos, um número semelhante às expectativas pré-crise.

“Por mais difícil que tenham sido os últimos seis meses, é inspirador ver empreendedores globais determinados a trabalhar de volta à recuperação e ao sucesso”, disse Melissa Schneider, Vice-presidente de Operações de Marketing Global da GoDaddy.

Muitos microempresários se adaptaram à crise, implantando tecnologia e criando novos empreendimentos e atividades paralelas. “No cerne do empreendedorismo está a capacidade de se adaptar e seguir em frente. A pesquisa de GoDaddy mostra que os proprietários das menores empresas do mundo estão demonstrando perseverança e resiliência enquanto planejam para hoje e para o futuro”, adiciona Schneider.

A necessidade de se moldar à crise também elevou o espírito empreendedor dos entrevistados. Trinta por cento deles disseram que já tinham ou pretendiam abrir um negócio, sem fins lucrativos, ou trabalho paralelo como resultado da perda do emprego por causa da pandemia. A idade também desempenhou um grande papel naqueles que estavam dispostos a dar esse salto: a geração do milênio tinha três vezes mais probabilidade (40%) do que os baby boomers (12%) de buscar um emprego secundário.

Mesmo com a crise, a confiança entre os microempresários fica mais evidente quando apenas 6% dos entrevistados afirmaram que não era mais sustentável operar o negócio. Mais da metade (52%) expressou confiança de que, embora a Covid-19 tivesse um impacto negativo em seus negócios, eles poderiam continuar a operar. E um em cada três (35%) relatou que seu negócio está em uma posição para prosperar.

O relatório apontou ainda que ter um site afetou tanto as perspectivas quanto as expectativas dos empresários para o futuro. Aqueles que tinham um site, em comparação com aqueles que não tinham, eram menos propensos a encerrar seus negócios, mesmo que temporariamente (41% a 36%).

Além disso, aqueles com um site foram mais otimistas sobre suas expectativas de crescimento futuro, com 31% relatando um crescimento projetado de pelo menos 50% de crescimento, contra apenas 23% daqueles sem um site. Mais da metade das empresas que tinha um site reagiu reforçando sua presença on-line, seja adicionando mais conteúdo, aumentando seu marketing digital ou adicionando uma loja on-line.

“Como a história nos mostra, e essa pesquisa nos mostra, a desaceleração provavelmente levará a uma nova onda de empreendedores e pequenas empresas. É esse espírito de renascimento e inovação que pode ajudar a levar a economia global à recuperação”, acrescentou Schneider.

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.