PayPal lança solução de acesso a crédito no Brasil

Objetivo é oferecer opções 100% online e feitas sob medida para os clientes - principalmente em tempos de Covid-19 e no pós-pandemia.

Author Photo
1:32 pm - 27 de maio de 2020
crédito para PMEs crédito para PMEs

O PayPal e a Captalys anunciaram uma parceria para oferecer uma solução de crédito para empresas que tenham uma conta do PayPal no Brasil. A iniciativa tem o objetivo de impactar empresas que foram afetadas pela pandemia da Covid-19.

A solução se chama “Crédito para o seu Negócio” e é voltada a empresas de todos os tamanhos, com foco, principalmente, nas MEIs e nas PMEs, que já são público-alvo do PayPal. Com a plataforma, a parceria quer atingir as PMEs que não têm acesso à linha de crédito nno Brasil. De acordo com a consultoria McKinsey, esse número pode chegar a 53% das PMEs brasileiras.

Toda a infraestrutura necessária para operacionalizar essa parceria será fornecida pela plataforma de Credit-as-a-Service da Captalys.

Pesquisa

Um estudo do PayPal aponta que altas taxas de juros, burocracia do processo e dificuldade em conseguir o valor necessário estão entre os itens que mais provocam receio na hora de um empresário buscar crédito no mercado.

Os dados são parte da pesquisa “Crédito no Brasil 2020”, realizada pelo PayPal e Opinion Box. De acordo com o relatório, quanto menor a empresa, maior o índice de desconhecimento sobre como ter acesso a crédito no Brasil: cerca de 16% entre pessoas em cargos de liderança ou donos de empresas com faturamento mensal até R$ 3.245; e somente 4% nas empresas com faturamento acima de R$ 81.134. Outros 32% dos respondentes donos de empresas com faturamento mensal até R$ 3.245 informam que conhecem crédito apenas “de ouvir falar”, o maior índice dessa resposta.

Por outro lado, o índice da resposta “conheço muito sobre crédito” entre os empresários à frente de companhias com mais de R$ 81.134 de faturamento mensal bate a casa dos 37%; e 44% conhecem “um pouco” sobre o assunto.

A pesquisa também descobriu que o principal produto financeiro usado pelas empresas brasileiras é a linha de crédito especial para capital de giro (48%); em segundo lugar vem o cartão de crédito corporativo, com 38%; e, em terceiro, o empréstimo (34%).

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.